quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Morango Branco: Você já viu?


Quando se fala em morango, logo nos vem à cabeça uma linda e sensual fruta carnuda, saborosa e especialmente vermelha, certo? Não, errado! Agora temos morangos brancos também!

Conhecidos por “Morango branco do Chile”, “Pineberry” ou “Ananas Framboise” essa fruta exótica, que é uma novidade nos mercados da Europa e USA, é um morango selvagem, originário da América do Sul.

Segundo historiadores, eles são uma das variedades mais antigas de morangos e por volta de 1700, algumas de suas mudas foram levadas do Chile para a França. Originalmente os morangos eram brancos na América do Sul (Fragaria chiloensis) e vermelhos na América do Norte. Os cruzamentos entre o Pineberry branco chileno e os escarlates americanos deram origem ao Fragaria x ananassa, o morango comum “vermelho” que consumimos hoje.

O Pineberry quase foi extinto. Foi salvo, graças aos esforços de um grupo de pesquisadores e agricultores holandeses que se uniram para salvar a planta em 2003. Depois das melhorias realizadas decidiram coloca-los no mercado.

Com a mesma composição genética do morango, eles são menores em tamanho, medem entre 15mm a 23mm. Cultivados em estufas da mesma forma que os morangos tradicionais, durante seu crescimento seus frutos passam do verde para o branco, cravejado por sementes bem vermelhas quando os frutos estão totalmente maduros.

Embora sua aparência e formato sejam de um morango, seu sabor é semelhante ao do abacaxi. O fruto é bastante aquoso, derrete na boca, é ácido e adocicado.
Não perca a chance de provar!


2 comentários: