domingo, 30 de setembro de 2012

Sem sal, mas com sabor


Se a sua dieta for como a da maior parte dos brasileiros, você precisa prestar mais atenção na quantidade de sal que você ingere e aderir a uma dieta com menos sódio.

O consumo de sal e de sódio é essencial para a saúde, mas a maioria de nós consome muito mais do que precisamos.

Segundo especialistas, para manutenção da vida de 220mg a 500mg/dia é suficiente. E o máximo que pode ser consumido é 2300mg/dia, acima disso é considerado prejudicial à saúde.

A National Academy of Science’s Institute of Medicine (IOM), órgão que orienta o governo americano sobre os níveis recomendados de nutrientes, com base em uma extensa pesquisa, definiu que a ingestão de sódio ideal para a boa saúde é de 1500mg/dia para pessoas na faixa etária de 19-50 anos, 1300mg/dia para a faixa de 51-70 anos e 1200mg/dia para maiores de 71 anos.

Se já é difícil manter os limites dos 2300mg/dia, restringir ainda mais é muito mais complicado porque infelizmente, mais de 75%  do sódio que ingerimos vem de alimentos processados ou de refeições feitas fora de casa, geralmente em restaurantes.

O sódio faz o corpo reter líquido e para bombear esse excedente, o coração tem que trabalhar mais. O sal em excesso pode piorar sintomas como inchaço, falta de ar e ganho de peso. Como o sódio aumenta a excreção de cálcio na urina, pode aumentar a perda óssea e o risco de pedras nos rins.

Para muitas pessoas a ingestão excessiva de sódio pode levar a pressão arterial elevada – um sério fator de risco na doença cardíaca e derrame. Alguns estudos sugerem uma ligação entre a ingestão elevada de sódio e outras doenças, como o câncer de estômago e o agravamento da asma.

Se você tem pressão acima do limite ideal (12 por 8) ou fatores de risco para hipertensão, não deixe de aderir a uma dieta com baixo consumo de sal e sódio.  Melhor ainda se você puder combina-la com o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura.

Uma das principais dificuldades das pessoas que necessitam ou querem restringir o consumo de sal e de sódio em suas dietas é a perda do sabor e do prazer à mesa.  Agora isso pode ser minimizado com o uso de temperos especialmente desenvolvidos para isso que ajudam você a restringir o consumo de sal e sódio, sem abrir mão de sabor.

A Cuesta Sabores apresenta sua nova linha de temperos, sem adição de sal, conservantes químicos e glutamato monossódico que pode ajudar muito aqueles que desejam ou necessitam de menos sal, mais sabor e aroma em suas refeições.

São 14 temperos, 2 pestos e 5 cogumelos secos totalmente naturais que podem revolucionar a sua cozinha e seus hábitos alimentares.

Visitem nosso site e saibam mais sobre essa inovação: www.cuestasabores.com.br ou www.cuestagourmet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário