quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cogumelo ou “funghi” ?

Cogumelo crimini
A palavra “funghi” tem origem no idioma italiano e significa “fungo” ou simplesmente “cogumelo”, da mesma forma que o conhecido "champignon", infalível nos strogonofes,  que em francês também quer dizer "cogumelo".

Existem milhares de fungos comestíveis espalhados pelos quatro cantos do mundo, porém somente algumas dezenas são largamente conhecidos. Dentre estes os mais consumidos são o Porcini (Boletus edulis), Chileno (Boletus luteus), Shiitake (Lentinula edodes), Shimeji e Hiratake (que são variações do Pleurotus ostreatus), Portobello e Champignon de Paris (que são variações do Agaricus bisporus).

Um exemplo dos cogumelos menos conhecidos no Brasil, porém muito saborosos e reconhecidos no resto do mundo são o Enokitake (Flamulina velutipes), Nameko (Pholiota nameko), Chanterelles (Cantharellus cibarius), Morels ou Morchella (Morchella esculenta), Cardoncello ou Trumpet (Pleurotus eryngii), e muitos outros.

Funghi secchi Porcini
Portanto, fique atento quando você se deparar com um “funghi secchi” nas prateleiras do supermercado. Convém reconhecer qual a variedade de cogumelo que está na embalagem. Todo cogumelo desidratado é um “funghi secchi”. Convencionou-se a chamar de “funghi secchi” o italianíssimo Porcini (Boletus edulis) e aqui no Brasil o cogumelo Chileno (Boletus luteus).

Geralmente, quando você come um risoto ao “funghi secchi” aqui no Brasil, geralmente estará sendo servido o cogumelo Chileno, que é muito nutritivo e cumpre bem o seu papel em termos de textura, aroma, cor e sabor.

Se você ainda não experimentou, use o cogumelo Porcini na próxima vez que você fizer a sua famosa receita de penne ou risoto ao “funghi secchi”. Seu sabor é maravilhosamente inconfundível e ele vai valorizar ainda mais as suas criações culinárias.

Cada cogumelo tem seu sabor e textura característicos. Cabe você encontrar aquele que harmoniza melhor com a sua receita e seu paladar. Por exemplo, alguns ficam perfeitos com carnes outros magníficos com massas.

Cogumelos secos Cuesta Sabores
A Cuesta Sabores (www.cuestasabores.com.br) oferece três variedades de cogumelos secos para aumentar a sua criatividade na cozinha: SHIITAKE, SHIMEJICHILENO e PORCINI

Utilize-os e prepare-se para receber os elogios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário