quarta-feira, 26 de março de 2014

Dietas: Como reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar sem perder o sabor.

Há pessoas que desistem de fazer dieta porque pensam que ao consumir alimentos com menos gordura, sal, açúcar ou cortar calorias para perder peso, também se perde o sabor dos alimentos. Isso não é verdade, é possível reduzir o consumo desses vilões que afetam nossa saúde, sem perder os prazeres da boa mesa.

Uma ótima maneira de adicionar sabor à comida sem adicionar sódio, açúcar ou gorduras é incorporar ervas e especiarias nas suas receitas. Isso, além de melhorar o sabor dos ingredientes e deliciar o seu paladar, também vai ajudar a melhorar sua saúde. 

As ervas e especiarias são poderosos antioxidantes, contém muitos componentes anti-inflamatórios e algumas podem ajudar até mesmo na perda de peso.

Numa pesquisa realizada pela Universidade do Colorado, foram servidas aleatoriamente refeições com baixo teor de gorduras (395 calorias) - com e sem adição de ervas e especiarias - e refeições com mais gorduras (650 calorias). Os participantes deveriam avaliar em seguida o quanto eles gostaram de cada um dos três pratos. 

Os resultados apontaram que todos gostaram tanto das refeições cheias de gorduras quanto das refeições com teor de gorduras reduzido, mas com adição de ervas e especiarias. Entretanto, quando o mesmo prato foi oferecido, sem o uso de quaisquer ervas ou especiarias, os participantes gostaram menos, provando que as ervas e especiarias é que fazem a diferença no paladar. E é possível compensar até as gorduras com seu uso.

Quando se trata de emagrecer, as ervas e especiarias fornecem uma ajuda dupla, pois além delas possibilitarem uma refeição de baixa caloria, proporcionando sabor, aroma e cor aos pratos, também podem ter propriedades que ajudam a queimar gorduras.

As especiarias consideradas “quentes” como as pimentas vermelhas (caiena, malagueta, dedo de moça, etc), possuem um composto chamado capsaicina, que é conhecido por sua propriedade de suprimir o apetite e acelerar o metabolismo.  

A canela reduz o açúcar no sangue, o colesterol e acelera o metabolismo. Adicione canela no seu café com leite ou na aveia e ganhe mais saúde. 

As sementes de mostarda moídas não só acrescentam um sabor maravilhoso aos ovos, como também incrementam em 25% o metabolismo. 

O cominho, muito usado nas culinárias do Oriente Médio e Índia, além de ajudar no processo digestivo também reforça o sistema imunológico.

A cúrcuma, aquele tempero amarelo vibrante que conhecemos por açafrão-da-terra, extensivamente utilizado na Índia e frequentemente encontrado nos “currys”, possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a quebrar gorduras. 

A pimenta do reino, uma das especiarias mais comuns, contém piperina, que ajuda na digestão, a queimar gorduras e impedir que novas células de gordura se formem. O cardamomo, com seu gosto picante e doce, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a controlar o apetite.

Dezenas de outras ervas e especiarias além de adicionar sabor à comida podem ajudar também a cortar calorias. 

Se você preferir uma solução mais prática, clique no link e conheça os temperos especiais, totalmente naturais da Cuesta Sabores, que reúnem os ingredientes perfeitos para ajudar na sua dieta. 

Vá em frente, apimente sua vida e ganhe saúde! 

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário