quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 maneiras de levar mais sabor à sua mesa

Muitas pessoas me dizem que gostariam de saber usar melhor as ervas e especiarias para aprimorar ainda mais as suas receitas, mas não sabem como fazê-lo.

Outro dia mesmo, uma amiga me confidenciou, que em uma viagem à Turquia, comprou uma grande variedade de especiarias que nunca usou e estão abandonadas num armário em sua cozinha.

Que desperdício! Ela não faz ideia do que está deixando de aproveitar!

Hot House Kingdom - Toronto
Como a nossa cultura culinária é herdada basicamente dos portugueses, africanos e italianos, com exceção de algumas culinárias regionais, não temos o hábito de temperar nossa comida do dia a dia com nada diferente dos tradicionais, não menos deliciosos: alho, cebola, pimenta-do-reino, salsinha, cebolinha ou no máximo folhas de coentro.

Spice Shop - London
Em muitos países, quando visitamos a seção de temperos dos mercados, é surpreendente a quantidade e a variedade disponíveis. Principalmente de mixes, tanto para finalidades específicas como temperar carnes, aves, peixes, vegetais quanto os étnicos como o Garam Masala, Chinese 5 Spices, Ras El Hanout ou Baharat, que são tradicionais em suas origens.

Enquanto no Brasil temos prateleiras de temperos, lá fora são corredores inteiros com os mais variados sabores, cores e aromas para valorizar e tornar as receitas mais ricas e deliciosas.

Os mixes podem ser grandes poupadores de tempo na cozinha. Podem ser encontrados já prontos em bons mercados ou pode-se comprar os ingredientes e prepara-los em casa.

Uma opção aos mixes comerciais, são os produtos da Cuesta Sabores que oferece uma linha de 14 temperos e 2 pestos prontos para usar, totalmente naturais, sem adição de sal, glúten, glutamato monossódico ou qualquer química. Inspirados nas principais culinárias do mundo, esses mixes levam você a uma viagem de cores, sabores e aromas, sem que você saia da sua cozinha.
Linha de Temperos e Pestos - Cuesta Sabores

Pensando nas melhores formas para se usar esses mixes, apresento a seguir dez maneiras fáceis de aproveitar ao máximo o melhor de praticamente qualquer um deles.

Pipoca: Experimente polvilhar sobre a pipoca recém-estourada, um pouco de qualquer mix. Fica sensacional!

Legumes Assados: Adicione sabor, cor e aromas aos legumes, polvilhando um pouco de temperos a eles. Faça isso depois de tirá-los do forno, para não queimar as ervas e especiarias. Até aqueles que não gostam de vegetais passam a devorá-los. 

Sopas e Cremes: Adicione uma pitada de qualquer mistura de temperos às sopas de abóbora, creme de milho ou sopa de lentilha. Comece adicionando um pouquinho e vá acrescentando mais se você gostar do sabor.

Maionese: Experimente adicionar algumas pitadas do mixes de ervas e especiarias à maionese caseira ou industrializada. Fica muito bom!

Molhos para Salada: Acrescente uma pitada de especiarias a um vinagrete básico. Um vinagrete de limão com um leve toque de páprica defumada se torna algo especial.

Batatas cozidas: Polvilhe o mix Garam Masala ou Curry em pó sobre uma batata cozida ainda quente. Adicione um pouco de coentro e iogurte para fazer um prato de inspiração indiana.

Arroz: Dependendo do prato principal, às vezes eu tempero o arroz integral ainda quente com gergelim torrado e moído com um pouco de sal e pimenta. O tempero Baharat ou Ras El Hanout  também são uma excelente opção para dar um toque árabe ao seu arroz.

Iogurte para molho: Misture uma colher de chá de qualquer mix em meia xícara de iogurte natural. Prove e ajuste o sabor se for o caso, então use como molho para legumes ou peixe.

Peixe ou Carne: Uma maneira fácil de usar os mixes de especiarias é polvilha-las sobre os filés de peixe, esfregar generosamente em um bife, frango, cordeiro ou carne suína antes de grelhar, assar, refogar ou fritar.

Tofu grelhado: Quem consome Tofu está sempre em busca de novas opções para tempera-lo. Os mixes de especiarias são de grande utilidade. Escolha um de sua preferência e apenas polvilhe sobre o Tofu depois de pronto.

Essas são apenas algumas maneiras de utilizarmos os mixes de ervas e especiarias na culinária do dia a dia.

Aproveite a vida!

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário