domingo, 7 de fevereiro de 2016

Tomilho: Antidepressivo Natural

Desde os tempos antigos o tomilho tem sido associado à coragem e também utilizado como um antidepressivo natural.

Os antigos egípcios usavam tomilho no processo de mumificação .

A palavra grega para designar coragem é “timo” e muitos acreditam que a palavra tomilho tem origem nessa palavra.

Os romanos costumavam colocar tomilho água do banho para dar coragem e força antes das batalhas. Também usavam tomilho para tratar depressão.

Os highlanders escoceses bebiam chá de tomilho para reunir coragem e afastar pesadelos.

Para os druidas o tomilho era sagrado. Eles o usavam para tratar depressão e afastar a negatividade.

Na Idade Média, as esposas bordavam ramos de tomilho nos lenços que os cavalheiros levavam para as batalhas, acreditando que isso lhes daria mais coragem. Era comum colocarem tomilho nos travesseiros para ter um sono tranquilo e evitar pesadelos. Ramos de tomilho era colocado nos caixões para garantir a passagem para o outro mundo.

Acredita-se que fadas amam tomilho! Na França e na Inglaterra, as pessoas faziam vastos canteiros de tomilho para atrair fadas para seus jardins. Existe uma receita do século 17, que os ingleses afirmam ser infalível para se ver fadas e o tomilho é um dos principais ingredientes. Em “Sonhos de uma noite de Verão” de Shakespeare, Oberon, o rei das fadas diz “Eu conheço um banco onde o tomilho selvagem funda”, referindo-se à cama de tomilho em que Titânia, a rainha das fadas, dorme.

O tomilho também foi bastante usado em ataduras para prevenir infecções. O óleo essencial de tomilho, também conhecido por timol, foi isolado em 1725 por um farmacêutico alemão e é usado até hoje. O ingrediente ativo do Listerine é o timol.

E então, entendeu porque o tomilho tem a reputação de inspirar coragem e elevar o espírito? Seu aroma é revigorante e agradável, mas vai muito além disso. Na aromaterapia, o tomilho é considerado estimulante do sistema circulatório. É usado para elevar a pressão baixa, o que muitas vezes é a causa da letargia e depressão.

A próxima vez que você se estiver se sentindo deprimido ou precisar de coragem e energia extra para enfrentar o dia, experimente cheirar um pouco de tomilho. Se quiser manter sua coragem e afastar a depressão e o pessimismo, consuma regularmente um dos nossos temperos GREEK, ITALIAN e FRENCH que são carregados de tomilho.

Ozana Herrera

 Cuesta Gourmet


Nenhum comentário:

Postar um comentário