domingo, 16 de julho de 2017

Celery Salt: uma mistura versátil que une duas especiarias antigas

Aipo
O Celery Salt ou "sal de aipo" é um ícone da culinária mundial.

Os seres humanos têm usado o aipo durante a maior parte da sua história.

O uso do aipo é mencionado na odisseia de Homero, por volta de 850 a.C., mas antes disso há relatos de que já era cultivado por seu valor medicinal.

As sementes de aipo também têm sido usadas pelos hindus, na medicina Ayurveda, desde os tempos antigos. Existem menções do uso do aipo até em escritos chineses do século V.

O valor medicinal atribuído ao aipo é provavelmente devido aos óleos voláteis concentrados em suas sementes. 

O sabor do sal de aipo pode variar dependendo do tipo de sal utilizado, uma vez que cada um tem seu próprio tempo de dissolução. A função do sal é melhorar os sabores dos alimentos com os quais ele é combinado. A Cuesta Sabores utiliza o mais nobre dos sais marinhos que é a “flor de sal”, para processar o Celery Salt. A flor de sal quando combinada com as sementes de aipo, complementa as notas cítricas das sementes de aipo, tornando-as mais salgadas.

As sementes de aipo, contidas no Celery Salt não são apenas um importante aditivo de sabor, essa combinação pode fornecer vários nutrientes que incluem:

Minerais: As sementes de aipo são relativamente repletas de minerais como o manganês, ferro e cálcio. É possível obter cerca de 10% da recomendação de consumo diário de manganês em 2 colheres de chá de sal de aipo. Também é possível se obter quase 20% de ferro e 5% de cálcio requerido dessa mesma porção. O manganês é importante para o metabolismo e coagulação do sangue, enquanto o ferro para prevenir anemia e outros problemas de saúde. O cálcio é essencial não apenas para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, como também é útil para o bom funcionamento de músculos e nervos.

Sementes de aipo
 Óleos essenciais:  O limoneno e pineno são os dois principais constituintes do óleo essencial de sementes de aipo. O limoneno é um importante antioxidante e o pineno possui propriedades anticancerígenas e antibióticas.

As sementes de aipo e o Celery Salt podem ser eficazes para prevenir e tratar condições como:

Retenção de líquidos:  As sementes de aipo são um diurético eficaz, o que significa que podem promover a produção de urina e aliviar a retenção de água. O sódio é uma das causas da retenção de líquidos, dessa forma as sementes de aipo podem ajudar a neutralizar os efeitos do sódio contidos no sal.

Doenças cardíacas:  Pressão alta e colesterol alto são dois fatores que levam a doenças cardíacas. Estudos feitos com animais indicam que as sementes de aipo podem ser usadas para prevenir e tratar ambos.

Na Europa e USA, o sal de aipo é uma adição popular a pratos cremosos, incluindo o famoso coleslaw, uma deliciosa salada que leva repolho, cenoura, maionese e vinagre. Também é comum nas saladas de batatas e de ovos. O Celery Salt também é perfeito para esfregar nas carnes antes de grelhar, fritar ou assar, pois permite que os sabores se agreguem rapidamente. É delicioso pulverizar em sopas, cremes e caldos, o perfume e o sabor do aipo elevam esses pratos a outro nível sensorial. Também é comum o uso do Celery Salt em cocktails como o Blood Mary.

Ozana Herrera




Nenhum comentário:

Postar um comentário