quarta-feira, 26 de março de 2014

Hipertensos: Descubram como preparar refeições saborosas sem usar sal

A pressão alta é uma doença muito comum nos dias de hoje e pode ser compensada por um menor consumo de sódio. Aquele inchaço que você observa no seu corpo todos os dias também.

Nós estamos acostumados a salgar os alimentos mais que o necessário e por isso aumentamos muito as quantidades de sódio em nosso corpo. Os produtos processados que consumimos também são responsáveis pelo sódio excessivo em nosso organismo.

Como o sal é o principal “saborizante” que usamos para temperar nossos alimentos, torna-se difícil abrir mão dele.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que isso pode ser minimizado, temperando os alimentos com ervas e especiarias. 

Existem diversas ervas que quando combinadas com determinados alimentos ressaltam seus sabores e dispensam a necessidade do sal.

Se você quer reduzir a quantidade de sal que ingere e diminuir o sódio na sua dieta, faça uma experiência: Comece a temperar seus alimentos com ervas e especiarias. Faça testes com elas e descubra quais melhor se adaptam ao seu paladar. 

Quanto melhor você entender seus sabores, mais criatividade terá em usar esses temperos para melhorar suas receitas favoritas e reduzir significativamente o consumo de sal em sua vida.

A lista de ervas e especiarias abaixo é um bom começo para você aprender a melhorar o sabor dos alimentos sem adicionar sal ou adicionando o mínimo possível.

Açafrão Espanhol: Indicado no preparo de arroz, paella, risoto, peixes e frutos do mar.

Açafrão da Terra ou Cúrcuma: Excelente em pratos com ovos, molhos cremosos, massas, maionese, frango, peixes e arroz. Além do sabor é usado para dar cor aos alimentos.

Aipo: Utilizado em sopas, legumes, carnes, frango, massas e vinagrete.

Alecrim: Dá um sabor especial às aves, frutos do mar, carnes, berinjela, batatas, pães, molhos e sopas de tomate. Dá um aroma maravilhoso ao churrasco, quando salpicado sobre o carvão.

Alho Porró: Usado para sopas e caldos de peixe. Harmoniza bem com saladas, cogumelos frescos e molhos à base de manteiga.

Anis Estrelado: Ingrediente típico no preparo de pratos da culinária chinesa como pato e carne de porco.

Canela: Combina bem com molho de tomates e legumes cozidos e assados. Ingrediente típico da culinária Oriental.

Cardamomo: É usado no tempero de arroz, sopas, carnes. Essencial na culinária indiana e árabe.

Cominho:  Fica bom em pratos à base de queijos, ovos carnes, batatas e legumes. Tem sabor forte e deve ser usado em pequenas quantidades.

Cebolinha: Excelente em omeletes, vinagrete, molhos à base de creme de leite. Usada também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

Coentro em grãos moído: É usado para temperar peixes, carnes, aves, frutos do mar, molhos, lentilha, feijão e legumes.

Cravo da Índia: Ideal para molhos, assados, compotas. Ingrediente típico das culinárias indiana, árabe e chinesa.

Endro-Dill: Ideal no preparo de peixes, molho, salada de batata, molhos para salada, carnes, sopas, pães, massas e queijos.

Erva Doce: Combina bem com peixes e frutos do mar, pães, biscoitos, bolos, molhos para salada.

Estragão: Ótimo em frutos do mar, ovos, frango, carnes e saladas verdes.

Gengibre: Usado em molhos, sopas, pães, legumes, peixes, carnes e aves.

Louro: Perfeito em molhos, legumes, carnes, aves, peixes e frutos do mar.

Kummel:  Usado no preparo de carnes e aves assadas, e também em sopas, saladas, legumes e marinadas.

Manjericão:  Ideal para receitas com tomates, molho para churrasco, molhos, pizzas, saladas e legumes.

Manjerona: Excelente para valorizar aves, carne, peixe, pratos a base de tomate, sopas e saladas.

Mostarda em grãos moída: Usada no preparo de molhos para salada, maioneses, sopas, legumes, pratos com ovos e queijos. Também usada para temperar carnes e aves.

Noz-Moscada moída: Combina com doces e salgados. Combina com carnes, legumes, sopas, recheio para massas. É indispensável no molho bechamel e molho branco.

Orégano: Valoriza receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas. Excelente em molhos para carne, aves, peixes, frutos do mar, saladas. Indispensável para pizza.

Páprica Doce: Usada em peixes, carnes, sopas, molhos, batata, canapés. Por sua cor vermelho vivo, é usada para colorir alimentos de cor clara.

Páprica Picante: Ícone das culinárias espanhola e húngara polvilhe em peixes, carnes, sopas, molhos, batata, canapés.

Pimenta do reino preta moída: Pode ser usada em todos os pratos salgados. Perfeita no cozimento de carnes, molhos e no final de preparo de legumes e verduras. Ideal para salpicar sobre carnes, aves e peixes antes de grelhar.

Pimenta do reino branca moída:  Pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal para pratos que não podem ter sua cor alterada.

Pimenta Chilli:  Utilizada em pratos mexicanos e italianos, como sopas, cremes, molhos de tomate, frutos do mar, carne, aves, vegetais. É extremamente picante.

Pimenta Rosa: Quando misturada a pimenta do reino preta, branca e verde formam um tempero delicado que moído sobre saladas, molhos, grelhados e frutos do mar. Deve ser usada com moderação, seu sabor tende a predominar.

Pimenta Jamaica:  Usada em assados, churrascos, molho chili, tomates, ovos e sopas, seu sabor lembra uma mistura de cravo, canela e noz-moscada.

Raiz Forte: Indicada para o preparo de sushi, sashimi e outros peixes.

Salsinha: Indicada para sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, omeletes, manteiga temperada e recheios.

Sálvia: Ideal para marinadas, sopas, cremes, molhos de tomate, batata, massas e queijos. Ótima para temperar e rechear de aves e carnes.

Segurelha: Usada sozinha ou em combinação com outras ervas em recheios para carnes, peixes ou aves. Também é indicada para pratos com ovos, molhos, sopas e feijão.


Tomilho: Excelente para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomates e queijos.

Se você preferir uma opção mais prática, a Cuesta Sabores oferece uma linha de temperos especiais, sem adição de sal, glutamato monossódico ou quaisquer químicas, que combinam sinergicamente ervas e especiarias para proporcionar sabor e aroma às suas receitas. Use e abuse deles e ganhe saúde!


Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário