sábado, 7 de junho de 2014

Tofu

Tofu comum
Muitas pessoas pensam que o tofu é um alimento consumido somente por vegetarianos ou por pessoas que querem melhorar a saúde. Mas o que muita gente desconhece é que ele tem uma longa história na cozinha asiática. 

Foi inventado na China há cerca de 2000 anos e seu consumo se espalhou para a Coréia, Japão e outras partes da Ásia. Em cada uma dessas culturas é usado não somente como um substituto da proteína animal, mas também por suas diversas e diferentes nuances como ingrediente.

Tofu caseiro
O tofu é um alimento perfeito, pois é rico em proteínas, pobre em gorduras e possui baixo valor calórico. É também um importante aliado nas dietas para perda de peso.

Além de possuir grandes quantidades de ferro e cálcio, também é rico em outras substâncias excelentes para a saúde, como as isoflavonas.

Mesmo com tantas vantagens nutricionais, o tofu é vítima de grande preconceito, por isso sua culinária é pouco conhecida.

 Tipos de Tofu
Como é feito de soja, é conhecido por “queijo de soja”. A primeira etapa do seu preparo consiste em moer os grãos de soja secos e adicionar água para transforma-los num leite. 

Em seguida, num processo semelhante à fabricação de queijo, o leite de soja é coalhado com adição de coagulantes como sais, ácidos ou enzimas. A seguir a coalhada é prensada formando blocos e o soro, a parte líquida é coada ou drenada.

Existem muitos tipos de tofu no mundo. Somente na China e no Japão são aproximadamente 30 tipos. No Brasil temos apenas seis. E cada um deles é indicado para determinado tipo de preparo.

Tofu Kinugoshi, Tofu Liofilizado e Tofu Desidratado
Tofu Defumado: Tem consistência firme e sabor marcante. Indicado para saladas e pratos frios.

Tofu Seco: Tem consistência firme e sabor intenso. Indicado para pratos feitos em frigideira ou para carpaccio.

Tezukuri ou Tofu Caseiro: Feito sem pasteurização é bem prensado, espesso e firme com sabor pronunciado. Indicado para pratos quentes ou para chapa.

Momengari: Tem consistência firme, é espesso, tem sabor pronunciado e absorve bem a umidade e o sabor dos molhos. É ideal para fritar, grelhar, fazer espetinhos, usar em cubos nas saladas ou em molhos.

Aguedofu: Possui textura porosa, continua fofo mesmo depois de frito. Ideal para caldos, arroz de sushi, grãos cozidos e vegetais picados. Use também no missoshiru, soba, udon e no oden.

Kinugoshi: “Kinu” significa seda e “Goshi” coar. Esse tofu é tão macio que parece ter sido coado num pano de seda. Não é prensado. Derrete na boca e tem sabor adocicado. Como é usado no verão no Japão, pode ter fragrâncias de limão ou gengibre. Indicado para ser servido com molhos (shoyu, ponzu ou dashi).

Na culinária asiática o tofu é usado em todo tipo de receitas, tanto doces como salgadas.
Sua versatilidade é inacreditável!

Restaurante Sasa-No-Yuki, Tóquio        
Em Tóquio, por exemplo, existe um restaurante que oferece mais de 200 pratos, todos feitos com tofu. Há 11 gerações com a mesma família, esse tradicional restaurante desde 1691 abastece a cozinha da família imperial japonesa.  Seu lindo e poético nome é Sasa-No-Yuki que significa “neve em pequenas folhas de bambu”, uma referência à maciez de um tipo de tofu que fez a fama do local. 

     Tofu com crosta de PESTO CASHEW 
Como o tofu é muito sutil, não tem cheiro e nem sabor e os brasileiros estão acostumados a sabores fortes, ele não é bem aceito no Brasil e pouco incorporado à nossa dieta. Exceto pelos veganos e vegetarianos que fizeram dele sua principal fonte de proteínas.

Mas isso é simples de resolver. Como disse sabiamente um famoso chef, “o tofu é um condutor de sabor”Você pode dar a ele o sabor que desejar. 

Tofu na chapa com Tempero STEAK     
Eu recomendo o uso da linha Cuesta Sabores. São 14 temperos especiais e 2 pestos elaborados sem adição de sal ou qualquer química que podem transformar uma insonsa e pouco apetitosa fatia de tofu, num prato saboroso e saudável.

O tofu pode ser consumido de diversas formas: frito, assado, grelhado, em espetinhos, recheios, em cubos em saladas, legumes refogados, sopas e em muitas outras maneiras. 

Seja qual for a sua forma de preparo predileta, livre-se do preconceito e dê uma nova chance para esse alimento tão nutritivo!

Tenha uma boa e saborosa vida!

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário