sábado, 24 de maio de 2014

Renda-se aos avassaladores sabores das Pápricas

Páprica
A Hungria é conhecida pela sua fabulosa páprica. 

Seu clima e distribuição geográfica possuem as condições perfeitas para o cultivo das pimentas vermelhas que se transformam na legendária páprica húngara.

Seus principais cultivadores estão no Sul da Hungria, nas regiões de Kalocsa e Szeged,  que tem clima ensolarado propício para o cultivo das pimentas que se tornarão a legendária páprica húngara.

Capsicum annum
Capsicum annun é o nome botânico das pimentas vermelhas usadas para produzir páprica. Essas pimentas são originárias das Américas e foram cultivadas pela primeira vez na Europa, precisamente na Espanha em 1492, após o retorno de Colombo das Américas.

Os espanhóis foram os primeiros a produzir páprica como um tempero em pó, a partir da secagem e moagem das pungentes Capsicum.

Essas maravilhosas pimentas que se tornaram sinônimo da cozinha húngara, foram introduzidas na Hungria pelos comerciantes turcos nos séculos 16 e 17.

No início, apenas os camponeses cozinhavam usando a páprica e somente a partir do século 19, ela ganhou aceitação e fama entre os paladares mais sofisticados da nobreza húngara.

Secagem da Paprika em Tihani 
Na Hungria, as pimentas vermelhas são colhidas em Setembro. As casas das regiões produtoras ficam lindas porque os agricultores penduram as pimentas para secar de forma decorativa nos terraços, o que dá um toque festivo as aldeias, por duas ou três semanas.

Mas a maior parte das pimentas é secada em fornos, pois permitem uma produção mais eficiente.

Depois de secas, parte das sementes e os talos são removidos para então serem moídas e constituírem o maravilhoso tempero em pó que conhecemos por Páprica.

O sabor e a intensidade da páprica são determinados pela variedade da pimenta que é utilizada e pela quantidade de sementes que são moídas junto, para obter-se o produto final.

Venda de Paprika no Mercado de Budapest
A páprica Húngara varia do sabor doce levemente apimentado ao extremamente picante. Sua cor pode ser laranja, vermelho brilhante e até marrom.

Em Kalocsa há um museu dedicado à páprica. A Hungria investe pesado nesse ícone nacional que se tornou a páprica!

Em termos nutricionais, a páprica possui grandes quantidades de Vitamina C. E seus benefícios à saúde também são notáveis.

A capsaicina da páprica é um agente antibacteriano, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A páprica é a quarta especiaria mais consumida no mundo para dar sabor, aroma e cor a pratos das mais variadas culinárias. Muitas vezes é usada nos mixes de temperos, como no árabe Baharat.

Existem diversos tipos de páprica no mercado, e é interessante conhecer suas distintas origens e qualidades, para saber o que podem proporcionar a um prato.

Páprica Comum: É maioria das pápricas vendidas nos supermercados, simplesmente rotuladas por “páprica”. Suas origens podem ser húngaras ou sul-americanas.  É muitas vezes são misturadas com outras pimentas, como a pimenta Caiena.  Seu sabor tende a ser nem doce ou apimentado. É ideal para se usar em ovos cozidos ou para dar cor a alguns pratos.


Páprica Húngara: É feita de pimentas que são colhidas, classificadas e misturadas para criar diferentes variedades. Todas pápricas húngaras variam em pungência e conforme a doçura das pimentas vermelhas. São oito tipos de páprica. Por favor, não me peçam para pronunciar esses nomes:
  • Különleges - qualidade Premium, com vermelho vibrante;
  • Csípősmentes csemege – delicada e suave
  • Csemege delicada, suave e pungente.
  • Csípős csemege - delicada, suave e muito pungente
  • Édesnemes – nobre e doce, ligeiramente pungente, com vermelho brilhante.
  • Félédes – semi-doce com pungência média.
  • Rózsa – levemente picante e vermelho pálido
  • Eros – a mais quente, varia do marrom claro ao laranja

Pimentón de La Vera (Extremadura)
Páprica Espanhola: Também conhecida por “colorau espanhol”, essa páprica pode variar de doce e suave para agridoce e quente ou para picante, dependendo do tipo de pimentas usadas (redondas ou longas), se as sementes são removidas ou não e como elas são processadas. 

Na região de La Vera, na Espanha, os agricultores colhem e secam as pimentas sobre o fogo feito com madeiras de carvalho, criando a páprica defumada ou o famoso “pimentón de La Vera”. A páprica defumada deve ser usada na paella ou em pratos que requeiram um sabor profundo. O Pimentón de La Vera tem registro de origem.

Se você tem uma receita que inclui páprica e não especifica o tipo, pode usar a páprica doce húngara. Mas você também pode criar uma nova receita, escolhendo a páprica a ser usada por sua cor, doçura, pungência ou calor.

Pimentón de La Vera
Fiel as minhas origens espanholas, a rainha do meu armário de temperos é a páprica espanhola defumada, com seu vermelho profundo e poderoso aroma defumado.

Suave e doce adiciona um sabor incrivelmente sedutor em batatas, qualquer tipo de carne, ensopados, risotos e especialmente aos pratos com ovos.

Honestamente, não encontrei nenhuma receita que não pudesse ser melhorada com um pouco de páprica defumada!

Mas use pouco, inicie com meia colher de chá. Páprica em excesso pode arruinar um prato.

Ouse!  Experimente o vasto mundo de variedades de páprica!

Se você busca por temperos de qualidade, produzidos com as melhores pápricas húngaras e espanholas, não deixe de experimentar a linha Cuesta Sabores.

Temos sempre o cuidado de escolher o que há de melhor no mundo das ervas e especiarias para compor os nossos produtos.


Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário