domingo, 2 de agosto de 2015

Pimentas: Uma paixão universal

Tem vontade de colocar mais tempero na sua vida?

Se apaixonar por pimenta é uma ótima maneira de satisfazer as exigências do paladar e despertar os seus sentidos para a profundidade e complexidade dessa especiaria nativa do Sudoeste asiático, que ajudou a moldar o mapa mundi e a história humana.

Se você nunca experimentou uma pimenta pura, somente aquelas misturadas ou feculadas que são vendidas em pó nos supermercados, você ainda não conhece pimenta de verdade.

Da branca à preta e da verde à rosa, as pimentas podem fazer mais diferença do que você imagina.

Drupas da pimenteira

Pimentas para iniciantes

A pimenta ou pimenta-do-reino como conhecemos aqui no Brasil, nasce nas drupas em uma trepadeira chamada Pipper nigrun, cujas bagas se transformam nos grãos de pimenta.

Dependendo da região e do tipo de produto final que se deseja, as bagas são colhidas à mão, submetidas a diferentes graduações de calor e umidade para promover a fermentação. Depois são secas por vários dias ao sol ou em secadoras industriais.

E assim o grão de pimenta fica pronto para ser envasado em salmoura ou para ser comercializado inteiro.


O valor da especiaria

Para a maioria das pessoas, comprar pimenta moída no supermercado não é inacessível, hoje em dia. Mas no passado, os grãos de pimenta valiam muito e foram usados até como moeda de troca em diferentes momentos da história.

Quando os Godos cercaram Roma, em 408 D.C., pediram um resgate de 2,5 toneladas de pimenta do reino. Até hoje, o termo “peppercorn rent” é usado na Inglaterra. Esse termo significa um valor antecipado que se paga para “segurar o negócio” antes de fecha-lo. Isso veio da Idade Média, quando era comum pagar o aluguel com grãos de pimenta.


Escolha a sua pimenta
As pimentas, em especial a pimenta do reino preta, são os temperos mais negociados e mais populares do mundo.

Essas pequenas joias negras, depois de colhidas, são colocadas de molho em água quente antes da secagem, quando adquirem sua aparência enrugada.

O que determina a pungência da pimenta é a fase em que é colhida. As mais pungentes são colhidas na fase intermediária ao amadurecimento.

As pimentas verdes são colhidas quando as drupas ainda estão muito verdes, o que lhes confere um sabor muito mais suave.

Em contraste, as pimentas brancas são colhidas quando estão totalmente amadurecidas na pimenteira.   Depois de colhidas passam por um tratamento de longo período de imersão, aquecimento e fricção, para remover suas camadas exteriores. Consistem em grãos de cor creme, sabor pungente e terroso.


Pimenta Szechuan
Pimentas que não são pimentas

Se você olhar detalhadamente um mix de pimentas inteiras, dessas que sempre estão disponíveis nas mesas de restaurantes, para você para moer sobre os pratos, vai observar que a pimenta rosa não é como a branca e a preta.

Pimenta Rosa
A pimenta rosa, embora aparente ser uma pimenta, ela não é. Ela é o fruto de uma árvore brasileira, conhecida por aroeira (Schinus terebinthifolius).

Se você observar nas ruas, principalmente do Sul e Sudeste do Brasil, vai encontrar muita pimenta rosa nas árvores de aroeira, para a alegria de muitos pássaros.

Da mesma forma, a pimenta Szechuan, que é obtida das sementes de uma espécie asiática muito comum, que dá um sabor de limão, meio picante aos alimentos, mas não oferece a pungência e o calor de um verdadeiro grão de pimenta.


Como usar cada tipo pimenta


Pimenta Branca
Pimenta Verde
Pimenta branca – Use para adicionar sabor em patês, molhos e outros alimentos quando você não deseja que fiquem visíveis os pedaços da pimenta preta. A Pimenta branca também é usada em biscoito, pães e outros produtos cozidos.

Pimenta verde – Use para molhos de pimenta, salmouras e em receitas francesas que requeiram “pouvre vert”.  Use para adicionar um sabor suave a sopas e molhos chineses e tailandeses.

Pimenta Preta
Pimenta Rosa
Pimenta rosa - Empresta um sabor doce e ligeiramente frutado aos alimentos. Combina bem e dá um acabamento memorável para delícias geladas e saladas de frutas.

Pimenta preta – Realça o sabor da maior parte dos alimentos. Para melhores resultados, moa ou triture a pimenta preta inteira num almofariz, pilão ou moinho de pimenta no momento em que for usar.

Mix de Pimentas  - Use como tempero de uso geral. Sua maior vantagem é proporcionar uma mistura de sabores diferentes e levar cores aos pratos.

Mix de Pimentas
Pimenta Szechuan
Pimenta Szechuan - Alcança melhor sabor quando é levemente tostada antes de triturar. Excelente com peixes, aves e bovinos, especialmente em receitas chinesas de Szechuan.










Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário