sexta-feira, 31 de julho de 2015

Repolho: como comer sem sofrer

Nunca gostei de repolho. Quando eu era criança meus pais me obrigavam a comer de tudo.

Minha mãe, exímia cozinheira, sabia como ninguém a importância nutricional de uma alimentação saudável e fazia o impossível para tornar todos os alimentos, até os menos atraentes, como o jiló, em pratos apetitosos.

Caprichava nos temperos, na variação das receitas e na apresentação do prato.  Arte que ela pratica até hoje, com muita sabedoria, no adestramento do paladar das netas enjoadas.

Passei muitas horas de castigo na frente de um prato de repolho cozido. Olhava para ele e refletia sobre o quanto eu detestava seu aspecto, seu cheiro, sua cor, sua textura e as histórias que meu pai contava sobre as criancinhas que nem repolhos tinham para comer.

Enfim eu cresci e me livrei da ditadura do repolho, mas restou um grande ressentimento.

Amante da boa mesa e assídua frequentadora de hortifrútis, grande parte da minha vida olhei para os repolhos com um misto de repulsão e curiosidade. Nem nas imersões gastronômicas que fiz em países como a Alemanha e outros, onde pratos com repolho são tradicionais, eu me encorajei a comê-lo.

Somente agora, depois dos 50’s, resolvi rever os meus “pre” conceitos e descobrir formas interessantes e inusitadas de consumir e preparar esse alimento nutritivo e essencial à saúde.

O repolho, assim como as couves, a rúcula, o nabo, o agrião, o rabanete e o brócolis, pertencem à família das Brássicas ou Crucíferas. Esses vegetais possuem altas concentrações de glicosinolatos  e outros compostos bioativos que se transformam em poderosos fitoquímicos antineoplásicos, capazes de prevenir e combater diversos tipos de câncer.

Para quem como eu, torce o nariz para os repolhos, uma maneira diferente de prepara-los é assando.

É inacreditável como esse vegetal tão acessível e comum muda de sabor, aroma e textura quando assado. Suas bordas ficam crocantes e o centro concentra uma fusão de sabores deliciosamente doces.

Depois que experimentei essa técnica, o repolho me conquistou e me rendi totalmente aos seus encantos.

O repolho assado é um excelente acompanhamento que pode ser servido com pratos de carnes, salsichas, linguiças, queijos e até tofu. Simples, rápido, saudável, nutritivo e delicioso.

Aqui vai uma receita.

INGREDIENTES
½ repolho verde médio
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de VEGGIE da Cuesta Sabores
Sal

Molho
3 colheres de sopa de manteiga
½ colher de chá de alho picado
2 colheres de sopa de requeijão
Sal e pimenta a gosto
Salsa e cebolinha picados.

MODO DE PREPARAR
Aqueça o forno a 280°C.
Unte uma assadeira com manteiga.

Corte o repolho em quatro fatias iguais e coloque na assadeira preparada.  Use um pincel a para espalhar o azeite nas fatias de repolho. Polvilhe o tempero VEGGIE e o sal. Vire as fatias e repita.

Coloque a assadeira no forno por 10-12 minutos. Vire as fatias e asse até dourar, por mais 8-10 minutos.

Prepare o molho, adicionando todos os ingredientes em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até que a manteiga fique completamente derretida. Mantenha o molho sempre quente ou aqueça novamente antes de servir.

Para servir, coloque as fatias em uma travessa e regue com o molho.
Polvilhe com cebolinha e salsinha picadas.

Confessa, você também não gosta de repolho, mas ficou com água na boca para comer esse, não é?

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário