sábado, 19 de agosto de 2017

Sálvia: erva do Velho Mundo, esperança de cura no mundo moderno

Existem mais de 900 espécies de sálvia no planeta, mas apenas algumas são usadas na culinária.

Nativa do Mediterrâneo, a salvia officinales, que é membro da família das mentas, hoje é extensivamente cultivada nos países do Leste Europeu e nos USA.

A sálvia tem um aroma perfumado e um sabor poderoso, o que a faz um excelente potencializador de sabor para uma grande variedade de alimentos, incluindo vegetais, frutos do mar, carne bovina, suína, aves, massas, pães, etc.

Seu sabor lembra uma mistura leve de pimenta com toques de canfora. É um sabor adstringente, porém quente. Levemente amargo. A sálvia deve ser usada com parcimônia, pois se usar demais pode estragar o prato. 

Usada há milhares de anos tanto como alimento, quanto com finalidades de cura, em diversas culturas e cozinhas étnicas, a sálvia é uma importante erva, cuja história está enraizada em profundas tradições em todo mundo.

Devido aos seus inúmeros usos na medicina popular, o nome “salvia” é derivado da palavra “salvere”, que em Latim significa “ser salvo”.  Ela tem sido usada desde os tempos bíblicos não só para melhorar a memória e as funções cerebrais, mas também para outros problemas de saúde, tais como: bloqueios cardíacos, infertilidade, aumento da longevidade, entre outros.

A sálvia também é conhecida como a “Planta das Sete Velas”, porque quando pressionada, essa planta toma a forma do Menorah, o candelabro de sete ramificações, importante símbolo judaico, descrito no Livro Êxodos.

Durante a Idade Média, acreditava-se que a sálvia era um importante agente de cura, capaz de evitar mal-estar, prevenir a peste, curar febres, resfriados e quase todas as doenças comuns.

Ravioli com molho de manteiga e sálvia
Durante gerações tem sido apontada com uma das ervas culinárias essenciais da cozinha inglesa, usada especialmente em salsichas e recheio de aves. Nos EUA também é muito popular. É o sabor predominante no tempero do famoso peru do dia de Ação de Graças. A Itália é outra amante dessa erva que é um componente de sabor, essencial de muitos molhos e condimentos.  O sabor da carne suína, cordeiro e outras carnes são reforçados com o uso da sálvia. Tenho o hábito de cultivar sálvia em minha pequena horta e não dispenso uma boa pasta regada com molho de manteiga e sálvia fresca. Simples, fácil, prático e sensacional!

A medicina homeopática utiliza a sálvia para aliviar o desconforto dos calores associados à menopausa. Seus óleos essenciais e extratos, também são indicados para melhorar a concentração, a memória, aprimorar o estado de alerta, humor e funções cognitivas.

Hoje, a ciência moderna confirma o que os nossos ancestrais já sabiam.  Alguns estudos contemporâneos documentam os potenciais benefícios da sálvia no tratamento do Alzheimer.  A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, afeta a memória e os processos cognitivos no cérebro. Milhões de pessoas vivem atualmente com a doença de Alzheimer em todo planeta. Nos EUA é apontada como a sexta principal causa de morte.

Enquanto a ciência tradicional não encontra a cura para essa desordem cerebral fatal, que é um dos flagelos contemporâneos, alguns pesquisadores estão buscando soluções nas ervas tradicionais de cura, usadas desde os primórdios e pouco relevantes para nossa sociedade atual, devido ao reinado das “big pharmas” e suas drogas.

Recentemente, um estudo mostrou que a salvia officinalis impulsionou a função cognitiva e demonstrou eficácia no tratamento de Alzheimer leve e moderada. Um outro estudo também demonstrou o efeito protetor da sálvia em células nervosas, contra danos associados às proteínas amiloides anormais, presentes em portadores de Alzheimer.

Os pesquisadores acreditam que são os compostos do ácido rosmarínico que contribuem para os efeitos benéficos da sálvia.

Ele apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, bem como a capacidade de impedir a morte de células nervosas.

Como uma erva tradicional de cura, a sálvia é frequentemente utilizada na forma de chá medicinal. Entretanto, existem outras maneiras de obter seus benefícios. A Cuesta Sabores oferece temperos especiais, totalmente naturais, sem glúten, zero sódio, sem conservantes, corantes, glutamato monossódico ou qualquer outra química.

Os temperos ITALIAN e FRENCH contém sálvia em sua composição e ao consumi-los você pode usufruir dos maravilhosos benefícios dessa erva.

Tenha uma longa e saudável vida!

Ozana Herrera


Nenhum comentário:

Postar um comentário