sábado, 29 de julho de 2017

Linhaça: um superalimento da era neolítica

Linhaça marrom e dourada
O linho foi a primeira planta a ser cultivada em grande escala pelo homem, entre 4000 e 2000 a.C., nas áreas ao redor do Mediterrâneo e também em algumas regiões do Oriente Médio.

No entanto, as primeiras tentativas de desenvolver o cultivo do linho, podem ter iniciado muito mais cedo, durante a era neolítica.

Desde o princípio, os agricultores cultivavam o linho tanto para fins de alimentação, quanto para extração de suas fibras para confecção de produtos têxteis. Foram os colonizadores europeus que trouxeram o linho para as Américas, onde foi extensivamente cultivado até a década de 1990, principalmente para fornecer fibras para roupas e produção de papel.

O linho (Linum usitatissimum) é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas. Seu caule possui uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos e papel. Suas sementes oleaginosas e a sua farinha são utilizadas para fins culinários e medicinais.

Óleo de Linhaça
A linhaça, como é a conhecida a semente do linho, é utilizada para extração do óleo de linhaça, um produto rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Sendo por isso, considerado um óleo de alta qualidade alimentar, amplamente usado em suplementos nutricionais e alimentação animal.

Além disso, o óleo de linhaça é também utilizado na indústria cosmética e por farmácias de manipulação. Também é o veículo mais comum na preparação de tintas industriais e artísticas, usadas na pintura à óleo.

Atualmente o principal fornecedor de linhaça do planeta é o Canadá, seguido pela Rússia e Argentina, em proporções menores.
  
O sabor das sementes de linhaça lembra o das nozes e é similar ao sabor do germe de trigo. As sementes de linhaça dourada têm um sabor mais suave, quando comparadas as da linhaça mais escura. Apesar das diferenças de sabor, seus perfis nutricionais são semelhantes.

Muitas pessoas reclamam que as sementes de linhaça têm um sabor rançoso, forte e desagradável. Isso ocorre porque a linhaça é sensível à luz e quando expostas, desenvolvem um sabor amargo e de queimado.

As sementes de linhaça são um alimento denso em nutrientes, contendo muitos dos compostos necessários para uma boa saúde. Esses compostos incluem:

Farinha de Linhaça Dourada
Ácidos graxos:  O ácido oleico é um ácido graxo monoinsaturado e a linhaça contêm bastante dele. A linhaça é uma importante fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3, que incluem o ácido linoleico e ácido alfa-linolênico.

Vitamina E: A linhaça é rica em vitamina E, que é um poderoso antioxidante. A vitamina E é solúvel em gordura e ajuda a manter as membranas celulares, além de protegê-las dos radicais livres.

Vitamina B: A linhaça é carregada de vitaminas do complexo B, incluindo riboflavina, tiamina e folatos.

Minerais: A linhaça é uma excelente fonte de manganês, potássio e cálcio.

Fito estrógenos: A linhaça não contém glúten e é rica em lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso, chamadas de fito estrógenos, que estão relacionados a proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos das mulheres, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa e regular o ciclo menstrual.

O consumo de linhaça pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde, incluindo:

Colesterol: Os ácidos graxos contidos na linhaça podem ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.

Câncer: Os ácidos graxos contidos nessas sementes ajudam a reduzir o risco de vários tipos de câncer, como câncer de mama, cólon e próstata.

Problemas na Gestação: Os folatos encontrados na linhaça podem ajudar a prevenir defeitos no feto quando consumidos antes e durante a gravidez.

Para obter todos os benefícios nutricionais da linhaça, é necessário moer suas sementes. Nossos corpos são incapazes de quebrar suas sementes inteiras e extrair os nutrientes que elas contêm. Elas passam direto pelo trato digestivo.

A Cuesta Sabores oferece a FARINHA DE LINHAÇA DOURADA que é uma das melhores maneiras de aproveitar todos os benefícios dessas maravilhosas sementes. Por já estarem trituradas, elas garantem uma melhor absorção de todos os seus nutrientes, além de conservar as fibras e o sabor. 

Uma das maneiras de comer linhaça é adiciona-la aos cereais ou granola caseira. Uma opção é polvilhar diretamente sobre mingau de aveia ou adicioná-las ao iogurte, smoothies, sopas, saladas, feijão, etc.

FARINHA DE LINHAÇA DOURADA também pode ser incluída em diversas preparações como bolos, biscoitos, pães e panquecas.  Utilize também na substituição parcial ou total da farinha de trigo. A proporção para substituição é de 25g de  FARINHA DE LINHAÇA DOURADApara cada 100g de farinha de trigo.


Ozana Herrera





Nenhum comentário:

Postar um comentário