quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tomate: Um legume ou uma fruta?


Quem aposta que o tomate é um legume, errou. Ele é uma fruta. Como pertence à família das solanáceas é primo da berinjela, do pimentão e da pimenta. E pasmem: também é parente das batatas.  É o vegetal mais consumido no mundo e atualmente existem mais de 20 mil variedades de tomates no planeta.

O tomate tem uma história longa e interessante.  É originário da América do Sul. Entretanto, há controvérsias sobre onde exatamente ele originou.  Alguns especialistas acreditam que foram introduzidos ao mundo através da cultura Inca, no Peru. Outros defendem que surgiram no México, onde essa planta é abundante.

Juntamente com outros alimentos da América pré-colombiana, o tomate era completamente desconhecido no Velho Mundo, antes das grandes navegações. Da mesma forma que o milho, o abacate, o cacau, o tabaco e outros alimentos, o tomate só chegou ao Velho Mundo no século XVI. Mas foi somente 3 séculos depois,  no século XIX, é que passou a ser consumido e cultivado em larga escala.

Variedades de Tomates mais usadas no Brasil

Curiosamente esse fruto foi considerado venenoso. Por ser vermelho ele foi associado ao sangue e a raiz de mandrágora, planta ligada à bruxaria. Na verdade, isso não é infundado. Muitas pessoas morriam envenenadas quando consumiam tomates naquela época devido aos pratos serem feitos de estanho. Quando o ácido do tomate entrava em contato com o estanho ocorria oxidação e substâncias tóxicas eram liberadas e por sua vez envenenavam as pessoas.

Sendo muito ácido para ser consumido como fruta, por muito tempo eles foram cultivados apenas com finalidades ornamentais.  Um grande passo para a disseminação de seu consumo se deu quando um chef da corte espanhola, chamado Antonio Latine criou uma receita misturando tomates, cebolas e azeite de oliva para criar um molho. Essa receita rapidamente se espalhou e tornou o tomate popular mundialmente.

Atualmente, o maior produtor mundial de tomates é a China, seguida pelos Estados Unidos. O Brasil ocupa o nono lugar. O maior produtor de molho de tomates é a Itália, que compra os tomates chineses e os processa.

Tomate San Marzano
Existem mais de 20.000 variedades de tomates no planeta, derivados daqueles exemplares pré-colombianos levados para a Europa, no entanto, segundo os chefs, o melhor tomate do mundo é cultivado no Mediterrâneo – o tomate San Marzano.

Além de produzir o molho perfeito, esse tomate alongado, carnudo, suculento e de pouca acidez, é o único e verdadeiro integrante da pizza Napolitana.

San Marzano enlatado e
seus selos de origem.
A variedade surgiu do cruzamento de três espécies populares: (Fiascona, Fiaschella e Rei Umberto), em 1902. Devido aos seus custos de produção serem muito elevados, quase foi extinto por ter sido substituído por híbridos, mas foi recuperado na década 90. Os tomates San Marzano atualmente possuem um selo especial de autenticidade de origem protegida (DOP), para isso deve ser cultivado nas terras vulcânicas que se estendem pelas províncias de Salerno, Nápoles e Avelino.

Vale a pena experimentar esse especialíssimo tomate!

A Cuesta Sabores ( www.cuestasabores.com.br ) produz o PESTO TOMATO, feito com tomates secos de primeira qualidade que além serem totalmente naturais, sem adição de sal, glutamato monossódico ou qualquer química levam o seu paladar à uma viagem inesquecível ao mundo dos tomates italianos. Experimente ! 


Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário