sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Gengibre, o tempero com poder de cura.

 O gengibre está no topo da lista dos remédios naturais eficazes. Usado ao longo da história por diferentes culturas ao redor do mundo, o gengibre possui um poder de cura comprovada para uma série de doenças.

Esse aromático tempero é repleto de nutrientes essenciais e compostos que atuam no rejuvenescimento.  

Por muito tempo o gengibre foi utilizado para auxiliar em problemas menores, como uma dor de estômago, por exemplo. Hoje se sabe que seus benefícios à saúde são surpreendentes e vão muito além. Atualmente, entre outras indicações, o gengibre é um aliado natural na luta contra diversas formas de câncer.

Gengibre vs Câncer: Uma pesquisa conduzida pelo Comprehensive Cancer Center da University of Michigan, revelou que o gengibre pode destruir células de câncer de ovário, por apoptose e autofagia.  Morte celular por apoptose significa que as células de câncer cometem um tipo de “suicídio” e a por autofagia, elas se atacam ou se “canibalizam”. Outras pesquisas também apontam inúmeros benefícios que o gengibre oferece na prevenção de câncer de cólon. Um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology mostrou que os indivíduos que consumiam raiz de gengibre tinham menores níveis de inflamação do cólon e do intestino, ajudando assim a prevenir e reduzir o risco de câncer de cólon.

Propriedades Anti-inflamatórias: O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias impressionantes. Os compostos responsáveis por reduzir a inflamação são chamados de gingeróis. São eles que fazem do gengibre uma ferramenta benéfica para várias condições inflamatórias. Em diversas investigações científicas, comprovou-se a redução da dor e a melhora na mobilidade de pessoas com osteoartrite ou artrite reumatoide. Em dois estudos clínicos, verificou-se que 75% dos pacientes com artrite e 100% dos pacientes com desconforto muscular tiveram o alívio da dor e do inchaço. O gengibre também pode beneficiar pessoas com outras doenças relacionadas com processos inflamatórios, como obesidade, diabetes, Alzheimer, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer.

Azia e refluxo gástrico: Em um estudo publicado na revista Molecular Research and Food Nutrition, os pesquisadores comparam as propriedades do gengibre e drogas ácido-bloqueadoras convencionais , usadas no tratamento de úlceras e anti-Helicobacter plyori (uma bactéria ligada a úlceras). Notavelmente o gengibre foi oito vezes melhor do que as drogas. Além de inibir o refluxo ácido, reforçou o sistema com potentes enzimas proteolíticas, que diminuem o risco de infecção.

Tosse, dor de garganta e congestão nasal: O gengibre é uma das mais antigas curas naturais para tosse. Corte 50g de gengibre em fatias e coloque para ferver em 250 ml de água. Esmague um pouco as fatias antes de levantar fervura. Isso ajuda a extrair os princípios ativos. Beba o gengibre como um chá. Isso vai aliviar a tosse, a dor de garganta e o congestionamento nasal. Outra opção é adicionar mel e limão. Cravo e canela também combinam bem. Experimente misturar leite de coco e mel. Além de ficar delicioso, ainda reforça o sistema imunológico.

Desconforto estomacal: Muitas ervas e especiarias são perfeitas para acalmar “estômago embrulhado”, o gengibre não é uma exceção.  Ideal para casos de enjoo. Rale 1 cm de gengibre, lave algumas folhas de hortelã e coloque tudo para ferver por alguns minutos. Acrescente 1 colher de mel. Além de delicioso funciona muito bem.

Dor de cabeça e Enxaqueca:  A Hortelã, a pimenta caiena e o gengibre são benéficos para dores de cabeça e enxaquecas. O gengibre é especialmente útil para combater a náusea que muitas vezes acompanha a enxaqueca.
Use os 3 juntos para fazer um chá apaziguador de dores naturais. Misture 30 g de gengibre ralado, uma colher de chá de hortelã seca e uma pitada de pimenta caiena e 200 ml de água fervente. Reserve por 15 minutos. Adoce com mel e beba.

Dor de dente – O gengibre também pode ser usado como um remédio caseiro para dor de dente. Esse é um remédio que tem sido passado de geração em geração com muito sucesso. Muitas pessoas tem alivio imediato da dor de dente. Esfregue o gengibre cru nas gengivas ou ferva a raiz fatiada, coe e use o liquido para bochechar, como se fosse um enxaguador bucal.

Dor – Além de ajudar a tratar a dor associada com inflamação: dor nas articulações, dor de estômago, dor de garganta, dor de dente, o gengibre também pode ajudar com as dores musculares. O gigerol, shogaol e zingerone encontrados no gengibre são muito eficazes, conforme mostra um estudo publicado no Jornal of Pain. Experimente tomar um chá de gengibre depois de um treino. O gengibre é um analgésico natural que funciona maravilhosamente bem.

Originário da China, hoje o gengibre é usado e cultivado em todo mundo. Muitas áreas da Medicina Natural, como a fitoterapia, aromaterapia, ayurveda e naturopatia, etc. compartilham os múltiplos benefícios do gengibre.

Como muitas ervas e especiarias, o gengibre vai muito além de dar sabor aos pratos ou ser um ingrediente culinário Ele é também um poderoso remédio natural. Usufrua todos os seus inestimáveis benefícios.
Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário