domingo, 6 de março de 2016

Pimenta Preta I

Nativa da Índia, a pimenta preta (Piper nigrum) ou pimenta-do-reino tem desempenhado um papel muito importante ao longo da história e têm sido uma das especiarias mais valorizadas desde os tempos antigos. 

Seu prestígio era tão grande, que desde a Grécia antiga não era usada somente como tempero, mas também como uma moeda de troca e como oferenda sagrada.

A pimenta era usada tanto para honrar os deuses quanto para pagar impostos, dívidas e resgates. 

Durante a queda de Roma antiga, quando a cidade foi sitiada pelos bárbaros, muitos homens importantes da época foram sequestrados e o resgate foi exigido em pimenta. Na Idade Média, a riqueza de um homem era muitas vezes medida pelo seu estoque de pimenta.

O motivo de a pimenta ser tão valiosa, é que ela servia para fins culinários importantes. Além da sua pungência, uma forma de melhorar o sabor dos alimentos, ela também disfarçava o sabor deteriorado dos mesmos, num mundo onde não existia refrigeração e nem meios eficientes de preservação.

Dessa forma, a pimenta preta tornou-se um tempero importante e catalisou a maior parte do comércio de especiarias. Isso levou à exploração de muitas terras desconhecidas e também o desenvolvimento de grandes polos comerciais na Europa e no Oriente Médio.

Hoje, os principais produtores comerciais de pimenta preta são Índia e Indonésia.

A pimenta preta estimula o paladar. Quando ingerida, o cérebro envia um alerta para o estômago, para que aumente a secreção de ácido clorídrico, o que faz melhorar a digestão. O ácido clorídrico é necessário para digestão de proteínas e outros componentes dos alimentos no estômago. Quando a produção de ácido clorídrico é insuficiente, os alimentos permanecem no estômago por mais tempo, levando a azia ou indigestão. Esses alimentos podem passar direto para o intestino, servindo de fonte para bactérias hostis, cuja atividade produzirá gases, irritação, diarreia ou prisão de ventre.

Há muito tempo a pimenta preta é reconhecida como um carmitativo (ajuda a impedir a formação de gases intestinais), uma propriedade que tem origem ao seu efeito de estimular a produção de ácido clorídrico. Também é considerada diaforética (promove a transpiração) e diurética (promove a micção).

Além dos benefícios á saúde do trato digestivo, também tem sido destacada suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Em termos nutricionais, a pimenta preta é uma excelente fonte de vitamina K, manganês, ferro, cobre e cálcio.

Abuse da pimenta preta em tudo que preparar. Com seu sabor picante e profundo é o complemento ideal para temperar carnes. Mantenha sempre um moinho de pimenta na sua mesa de jantar e seja generoso ao adicionar no seu prato.

Desfrute da pimenta preta puríssima usando os temperos da Cuesta Sabores. Clique no link para saber mais: www.cuestasabores.com.br

Ozana Herrera


Nenhum comentário:

Postar um comentário