domingo, 3 de abril de 2016

12 maneiras de manter seu cérebro saudável

As livrarias e bancas de revistas estão com as prateleiras lotadas de revistas dedicadas a manutenção do corpo. O abdômen, coxas, coluna e até mesmo o coração recebem atenção especial. Mas e o cérebro?

Parece que a parte mais importante do nosso corpo tem sido deixada de lado.

Mesmo sem estantes dedicadas a ele você pode alimentar e melhorar o seu cérebro como qualquer outra parte do corpo.

Um dos maiores medos e perigos do envelhecimento é a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que é progressiva e irreversível. Ela muda o comportamento, apaga a personalidade, prejudica o pensamento e a memória, fazendo o cérebro desenvolver depósitos de proteínas anormais e emaranhados de fibras nervosas que danificam as células do cérebro.

As chances de desenvolver Alzheimer são em parte genéticas, mas as pesquisas atuais estão descobrindo vários estilos de vida e fatores dietéticos que também desempenham um papel importante no seu desenvolvimento. Em outras palavras, você pode evitar essa terrível doença com mudança de estilo de vida, alimentação, exercícios e algumas decisões.

Confira as dicas de saúde para ajudar a manter o poder do seu cérebro:

1 – Faça exercícios.
A atividade física diária pode diminuir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, levando nutrientes vitais e oxigênio. O exercício também ajuda a controlar as doenças cardiovasculares, AVC, diabetes e o peso corporal. Todos esses aumentam o risco para Alzheimer. Trabalhar o músculo cardíaco, durante 30 minutos por dia, se possível numa caminhada, natação, ciclismo ou outro exercício aeróbico.

2 – Pense muito.
Manter a mente ativa pode ajudar a reduzir o risco para Alzheimer. Estimule o cérebro com jogos de tabuleiro, cartas, quebra-cabeça ou palavras cruzadas. Leia um livro, revista ou jornal. Cante uma canção, toque um instrumento ou aprenda uma nova língua. Faça tricô, crochê ou bordado. Essas atividades desafiam o cérebro aumentar o fluxo de sangue, estabelecer mais conexões entre as células e estimular o crescimento de células cerebrais.

3 - Coma peixe.
Comer peixes e outras fontes de alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 pode reduzir o risco de doença de Alzheimer. Os ácidos graxos ômega-3 são componentes importantes das células do cérebro e ajudam a reduzir a inflamação. Também ajudam a proteger as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Abuse das sardinhas, atum, salmão, camarão, mariscos, nozes, azeitonas, azeite de oliva, linhaça ...todos excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3.

4 - Combata as gorduras
Gorduras saturadas e gorduras trans podem aumentar o risco de doença de Alzheimer. Essas gorduras não saudáveis são encontradas em carnes ricas em gorduras, produtos lácteos ricos em gorduras, muitas margarinas e outros alimentos processados. Eles promovem o acúmulo do colesterol “ruim” ou “LDL”. Isso pode provocar um estreitamento das artérias, redução do fluxo de sangue para o cérebro e causar inflamação.

5 - Suplemente-se com Vitaminas B
Uma pesquisa preliminar mostra uma conexão entre ingestão de folato, vitamina B12 e vitamina B6 e doença de Alzheimer. Pessoas que tem Alzheimer possuem níveis mais elevados de homocisteína (um produto químico do organismo que provoca o entupimento das artérias) no sangue. Embora os níveis de homocisteína aumentem naturalmente com a idade, os níveis elevados também se devem a uma dieta pobre em folato, vitamina B12 e B6. Coma um dieta rica em vitaminas do complexo B. Para obter vitamina B12, coma carnes magras, peixe, frango, leite e queijo. Para obter a vitamina B6 e ácido fólico, inclua mais vegetais verdes escuros como couve, espinafre, brócolis, suco de laranja, feijão e grãos integrais.
Conheça a linha de Grãos e Sementes da Cuesta Sabores, repletos de ácido fólico e vitaminas B12 e B6 para turbinar o seu cérebro.

6 - Abuse dos Antioxidantes
O cérebro também pode ser danificado pelos radicais livres e seus efeitos de oxidação. Uma dieta rica em antioxidantes (vitamina E e vitamina C) pode ajudar a reduzir o risco desses efeitos nocivos e proteger o cérebro. Fontes alimentares de vitamina E incluem cereais integrais, castanhas e nozes, sementes, leite, gemas de ovos, gérmen de trigo e óleos vegetais. As fontes de vitamina C incluem frutas cítricas, kiwi, brócolis, repolho, tomates, morangos, batatas e pimentas.
A Cuesta Sabores oferece uma linha de Farinhas & Fibras ricas em antioxidantes, vitaminas e nutrientes que ajudam a manter a saúde do seu corpo e mente.

7 - Coma Blueberries ou mirtilos
Os mirtilos possuem compostos que podem melhorar a memória recente, habilidades motoras, equilíbrio e coordenação. Uma pesquisa recente indica que as blueberries podem impulsionar sinais neuronais enfraquecidos. Frescos, congelados ou secos essa fruta é poderosa. Adicione-a aos cereais, muffins, panquecas, tapioca, iogurte ou no smoothie.
Conheça as Blueberries da Cuesta Sabores, saudáveis, deliciosas. O alimento ideal para o seu cérebro.

8 - Pare de fumar.
Fumantes têm mais que o dobro da probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer do que os não fumantes. Fumar diminui o fluxo sanguíneo para o cérebro, privando-o de nutrientes e oxigênio. A melhor defesa é parar de fumar, mas consumir beta-caroteno e flavonoides encontrados em alimentos pode ajudar a compensar os efeitos do hábito de fumar. Se você quer continuar fumando, adicione mais frutas coloridas e vegetais à sua dieta. Coma mais couve, cenoura, brócolis, espinafre, cranberries, legumes, chá verde e chá preto.

9 - Mantenha seu Coração Saudável.
A pressão arterial elevada, níveis altos de colesterol, doenças cardiovasculares e diabetes também podem aumentar o risco para a doença de Alzheimer. Se os vasos sanguíneos estão danificados o fornecimento de sangue para o cérebro pode ser afetado. É importante conhecer os seus números. Consulte seu médico regularmente. Fazer mudanças na dieta, estilo de vida e medicamentos apropriados são necessários para manter o seu corpo com o máximo desempenho.

10 - Combata o Estresse
Estudos tem demonstrado que estresse crônico e excessivo pode alterar a estrutura do cérebro. Isso faz com que o cérebro fique mais susceptível aos danos pelos radicais livres no organismo o que pode resultar em um dano neuronal. Para gerir o estresse, tente praticar meditação, relaxamento muscular, yoga ou tai chi.

11 - Controle seu peso.
As pessoas com Índice de Massa Corporal entre 20 e 27 são menos propensas a desenvolver Alzheimer. A fórmula para calcula-lo é: IMC = peso / (altura*altura). Nas fases iniciais da doença é comum o ganho de mais de 5% de peso. Nas fases posteriores, a perda de 5% a 10% é comum. O risco de perda excessiva de peso aumenta com a gravidade da doença.

12 - Tempere a sua vida.
O tempero açafrão ou cúrcuma pode reduzir o risco de doença de Alzheimer. Essa especiaria é usada extensivamente na culinária indiana e é um dos ingredientes do curry. Consumir cúrcuma duas vezes por semana pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras demências. A curcumina, um dos componentes da cúrcuma previnem a disseminação das placas amiloides cerebrais que em conjunto com um emaranhado de fibras nervosas contribuem para a degradação dos neurônios e conexões cerebrais. O seu baixo peso molecular e estrutura polar permite que ultrapasse a barreira hematoencefálica e se ligue à proteína beta amiloide. Dessa forma, os sintomas do Alzheimer causados pela inflamação e oxidação são eliminados pela curcumina. Use o açafrão em sopas, adicione no arroz, ao frango, às batatas, omeletes e molhos.

A Cuesta Sabores oferece diversos temperos que incluem açafrão em sua formulação. Conheça nossa linha e proteja o seu cérebro.

Esse é o único cérebro que você tem. Com alguns simples manejos e manutenção ele pode trabalhar bem e gerenciar o seu corpo por muitos anos. 

Ozana Herrera




 Sementes & Grãos



Nenhum comentário:

Postar um comentário