domingo, 3 de abril de 2016

7 dicas para fazer saladas saudáveis e apetitosas

Há alguns anos atrás fiz uma lista de resoluções de Ano Novo. Uma delas foi comer salada todos os dias. Simplesmente porque comer salada sempre me faz sentir como se estivesse fazendo algo de bom para mim. Afinal, as saladas fornecem várias vitaminas e além de nos fazer satisfeitos e podem ajudar a reduzir a nossa ingestão calórica. O que poderia ser mais saudável do que uma grande salada fresca?

Infelizmente, nem tudo é perfeito. As saladas podem ser muito saudáveis, mas depende do que ela contém.

Apesar de uma grande tigela de verduras ser repleta de antioxidantes e fibras, ela também pode estar carregada de gorduras, colesterol e sódio, sem mencionar o excesso de calorias. Em alguns restaurantes as saladas podem conter mais calorias que um cheeseburguer, dependendo do molho ou ingredientes utilizados.

Felizmente, como a maior parte das coisas em nossas vidas, a salada também é o resultado de pequenas decisões. Para ter certeza de que você não vai sabotar a sua dieta saudável sem querer, seguem algumas dicas para fazer da sua salada um prato realmente saudável.

Alface
Base da maioria das saladas, alface acrescenta substância, frescor,  textura, água e fibra e muito
poucas calorias. Mas se você quer tudo isso e mais vitaminas e minerais, adicione rúcula, agrião, repolho roxo, brotos de espinafre, acelga. Essas verduras são ricas em vitaminas A, C e K, manganês e ácido fólico.

Proteínas
Adicionar uma proteína como carne magra, tofu, ovos ou queijo vai ajudar a sua salada mantê-lo mais satisfeito comendo somente salada. Infelizmente muitas proteínas são fritas, empanadas e gordurosas, o que acrescenta calorias desnecessárias, além de colesterol, sódio e gorduras. Evite coberturas como bacon frito, tiras de frango à milanesa, opte sempre por proteínas magras. Frango grelhado, leguminosas como ervilhas ou grão de bico, tofu, ovos cozidos, atum enlatado em água são escolhas mais magras. Castanhas, nozes e sementes são populares em saladas. Apesar de serem uma fonte saudável de gorduras boas e possuírem alguma proteína, possuem alto valor calórico. Use com moderação. A Cuesta Sabores oferece uma linha completa de Castanhas & Nozes perfeitas para sua salada.

Queijos
Adicionar queijos às saladas é muito saboroso, porém eles fornecem uma alta dose de calorias. Embora o queijo seja um alimento muito nutritivo que acrescenta sabor, cálcio e proteínas, deve ser apreciado com moderação. Para manter as calorias sob controle, use uma única porção com cerca de 2 colheres de sopa. Escolha variedades com baixos teores de gorduras. Uma dica para usar menor quantidade de queijos é utilizar os que possuem sabor forte como o brie, feta, gorgonzola ou parmesão. Dessa maneira sua salada ficará saborosa e você economizará calorias.

Vegetais
Use legumes como pimentões, cenoura ralada, ervilhas e tomates fornecem sabor, fibras e vitaminas além de acrescentar poucas calorias. Ao montar a sua salada use todos vegetais possíveis que tenham poder de fornecer saciedade e também sabor. Use com moderação os vegetais ricos em amido, como milho e batatas, que possuem muitas calorias. Abuse das cores para garantir que você está recebendo vários nutrientes e muitos antioxidantes em sua salada.

Frutas
Não se esqueça das frutas! Frutas frescas, enlatadas ou secas adicionam uma doçura que pode ajudar a temperar o sabor ligeiramente amargo de algumas verduras e legumes. Elas também fornecem cor e textura. Maçãs picadas, peras, uvas ou até mesmo tangerina são excelentes na salada. Frutas secas como damasco, figo, uva passa, blueberries, cranberries, goji berries, golden berries funcionam muito bem, mas são bastante calóricos. Use com moderação. Experimente as Frutas Secas da Cuesta Sabores, deliciosamente saborosas e ideais para qualquer salada.

Coberturas crocantes
Palitos de gergelim, macarrão crocante e croutons são muito salgados e são repletos de gorduras. As melhores opções incluem castanhas, pequenas porções de nozes ou sementes ou croutons caseiros. Para fazer seus próprios croutons com baixo teor de gordura, esfregue um dente de alho dos dois lados de uma fatia de pão integral, corte em cubos e em seguida asse-o no forno até ficar dourado e sequinho.
Um bom produto para adicionar a saladas são os Crunchy Crisps da Cuesta Sabores. Baixa caloria, baixo sódio e muito saborosos. Experimente os Crunchy Crisps Onion, Tomato e Cashew.

Molho
O principal problema dos molhos prontos para salada é seu conteúdo de gordura e sódio. Geralmente as pessoas tem dificuldade de controlar suas porções. Duas colheres de sopa é uma porção adequada para temperar saladas, mas a maioria dos restaurantes servem muito mais do que isso. Escolha os molhos com baixos teores de gorduras, que contenham menos que 60 calorias por porção. Você também pode adicionar sabor usando o tradicional molho para saladas usando vinagre ou limão, azeite e ervas. A Cuesta Sabores oferece 7 tipos diferentes de Molhos Desidratados, com baixa caloria e zero sódio, criados para deixar sua salada muito bem temperada.


As saladas podem ser o símbolo de uma alimentação saudável, mas nem toda salada é saudável ou perfeita para dietas. Uma salada saudável depende de escolhas simples que você faz desde a escolha do molho até as coberturas crocantes que você joga por cima para deixa-la mais apetitosa.

A grande vantagem das saladas é que você pode facilmente personaliza-las e torna-las o seu prato principal, que vai deixa-lo satisfeito consumindo uma quantidade muito pequena de calorias. Um monte de verduras variadas, alguns legumes, uma quantidade moderada de proteína magra, um pouco de queijo polvilhado, uma cobertura crocante, um pouquinho de fruta para dar aquele toque adocicado e uma porção controlada de molho com baixa caloria. 

Tudo isso junto misturado vai fazer você satisfeito e sem fome. Experimente!

 Crunchy Crisps


 Frutas Secas
 Molhos Cuesta Sabores



Nenhum comentário:

Postar um comentário