domingo, 10 de setembro de 2017

Ansiedade: Controle Natural.


Você anda triste, chateado, preocupado com dinheiro, saúde, trabalho, família, amigos, amor ou outros desafios urgentes da vida? Tem se sentido frustrado e busca desesperadamente uma maneira de relaxar e não consegue? Sente geralmente que seu coração está acelerado, às vezes dá impressão que vai saltar do peito? Sua respiração é superficial e é tão rápida, que você tem medo de engasgar quando toma água ou come? Sua mente fica o tempo todo imaginando que algo terrível vai acontecer e que você não pode impedir? Sofre de dores de cabeça ou enxaqueca? Se sente tonto, atordoado ou enjoado? Seus pensamentos parecem estar envoltos numa névoa, que causam confusão mental e falta de clareza? Está tendo dificuldades para dormir ou sofrendo de transtornos de sono, acorda em horários absurdos e fica reverberando ou remoendo problemas sem importância?

Lamento informar, você pode estar sofrendo de estresse ou transtornos de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade são considerados uma das doenças mais comuns em todo planeta. Uma em cada 13 pessoas no mundo padecem com algum tipo de transtorno de ansiedade. As mulheres são duas vezes mais propensas a serem afetadas do que os homens.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde – WHO, 2016), o Brasil é o 4º país com mais ansiosos no mundo e também é o 5º país com mais deprimidos e dependentes de álcool e drogas.

Ao contrário de algumas teorias antigas, que acreditavam que somente pessoas do Ocidente ficavam deprimidas, um estudo realizado em 91 países, financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, desmascaram essa teoria. A depressão e a ansiedade são encontradas em todas as sociedades do mundo.
  
A Psiquiatria atribui seis classificações para os transtornos de ansiedade: Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), Transtorno de Pânico, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), Fobia, Transtorno de Ansiedade Social e Transtorno de Estresse pós-traumático.

Além dessas seis categorias, acredito que existam muitas outras expressões e nuances de estados de ansiedade, não inclusos nessas descrições.

Psicoterapia e terapia medicamentosa, prescrita por psiquiatras são os tratamentos convencionais indicados, na busca de reduzir os sintomas dessa terrível doença. O objetivo é reeducar o cérebro e devolver a qualidade de vida à pessoa ansiosa. A medicina tradicional utiliza vários tipos de drogas para tratar ansiedade, como ansiolíticos, benzodiazepinicos e antidepressivos.

Serotonina
Substâncias químicas, denominadas neurotransmissores, são responsáveis pelo transporte de sinais de uma célula nervosa para outra. Se neurotransmissores suficientes não são liberados pela primeira célula, a mensagem não será passada e isso se torna um fator importante para causar uma pane no sistema.

Acredita-se que os transtornos de ansiedade e a depressão tenham origem no desequilíbrio na oferta de algumas dessas neurosubstâncias, responsáveis por induzir o humor e as sensações. Como por exemplo, a noradrenalina e serotonina, neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar, regulação do humor e da ansiedade, e a dopamina, fundamental para o controle do foco e concentração.

Os neurônios liberaram essas substâncias, que tem seu tempo de vida determinado no cérebro e após esse período, degradam num processo denominado “recaptação”. Nos estados de ansiedade, o sistema se descontrola e acelera a degradação, fazendo com que a quantidade ofertada pelos neurônios seja incapaz de suprir a demanda. Os medicamentos agem bloqueando a “recaptação” desses neurotransmissores, com a intenção de manter no cérebro uma maior quantidade deles e aumentar seu período de ação. Essas drogas tem a intenção de educar o organismo a liberar neurotransmissores em quantidades adequadas e manter as taxas de excitação dentro da normalidade.

Todos esses medicamentos possuem desagradáveis reações adversas. Por exemplo, os efeitos colaterais dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina incluem: constipação, perda de apetite, boca seca, dores de cabeça, diarreia, suores, insônia e náusea.

Outro problema é a chamada “síndrome de descontinuação”, os horríveis sintomas de abstinência que são experimentados quando o consumo dessas drogas é interrompido, como por exemplo, suores, tonturas, ansiedade, sensação de dormência ou formigamento no corpo, dores de cabeça, distúrbios do sono, náuseas e vômitos.

Muitas pessoas que convivem com distúrbios de ansiedade completos ou estão passando por uma situação de vida que as levaram a esse estado, muitas vezes optam por não experimentar os tratamentos químicos convencionais.

Em muitos casos, a abordagem holística focada em alterações comportamentais mentais, corporais e de estilo de vida, direcionados para melhorar a saúde geral e o bem-estar, oferecem bons resultados. Existem muitos remédios seguros para a ansiedade para se tentar, como as técnicas de mente-corpo, suplementos, chás calmantes, seguidos de uma dieta saudável e adicionando ervas naturais com benefícios medicinais na alimentação.

As terapias alternativas podem ser úteis na redução da ansiedade, mas leva algum tempo antes de apresentar resultados. Nos casos de ataques de pânico ou outros sintomas graves de ansiedade, a terapia alternativa sozinha provavelmente não será suficiente. Muitas vezes funcionam melhor quando usadas juntamente com o tratamento tradicional, como medicamentos e psicoterapia. É sempre prudente consultar um médico antes de iniciar um programa de tratamento alternativo.

Aqui estão alguns tratamentos alternativos que podem ajudar com a ansiedade:

Cafeína
Limite a ingestão de cafeína. Muitas vezes uma xícara de café pode ajudar a sair da cama de manhã, mas, mais do que isso, pode aumentar o nervosismo e diminuir a capacidade de lidar com a ansiedade. A cafeína faz com que o corpo aja como se estivesse sob estresse, acelera os batimentos cardíacos e eleva a pressão arterial. Isso pode levar a um ataque de pânico.

Álcool e nicotina
Evite consumir bebidas alcoólicas e nicotina. Muitos usam essas substâncias para aliviar os sintomas da ansiedade. Isso é uma ilusão, o alívio é apenas temporário. O consumo de álcool e nicotina pode piorar os sintomas de ansiedade e torna-los mais frequentes.

Dieta balanceada
É importante manter uma dieta equilibrada, independentemente de estar com ansiedade ou não. Tente comer uma grande variedade de alimentos frescos e integrais todos os dias. Comer alimentos saudáveis faz com que nos sintamos melhor. Evite os alimentos processados ou o fast food e limite também a ingestão de doces. Comer alimentos insalubres adiciona estresse ao corpo. Isso nos deixa incapacitados para lidar com os outros estresses da vida.

Dieta anti-ansiedade


Dieta anti-ansiedade
A chave de uma dieta para abaixar os níveis de ansiedade é evitar alimentos que possam contribuir para piorar seus sintomas. Considere eliminar os alimentos comuns que são conhecidos por aumentar os níveis de estresse do corpo:

  Os alimentos fritos são difíceis de digerir, não são nutritivos e contribuem para problemas cardíacos.
   O álcool desidrata o organismo e pode prejudicar o equilíbrio hormonal.
  O café contém cafeína. Quando consumido em grandes quantidades, a cafeína pode desencadear ansiedade e as sensações de um ataque de pânico, como por exemplo, o batimento cardíaco acelerado.
   Os produtos lácteos podem aumentar os níveis de adrenalina quando consumidos em excesso. Isso pode contribuir para aumentar a ansiedade.
   O excesso de açúcar refinado pode desencadear sintomas de ansiedade e ataques de pânico.
  Alimentos como iogurte, picles, creme azedo, vinho e fígado, podem diminuir os níveis de magnésio do organismo, o que pode desencadear sintomas de ansiedade.

Hidratação
Beba mais água. Setenta por cento do nosso peso corporal é composto por água. A água é o componente essencial para manter corpo e mente saudáveis, e muitas vezes não oferecemos o suficiente para o nosso organismo. Beber de oito a onze grandes copos de água ou outros líquidos hidratantes por dia, ajuda o organismo a funcionar corretamente. E isso pode ajudar a aliviar o estresse.

Exercícios físicos
Fazer exercícios regulares é imprescindível para aliviar o estresse. O exercício cardiovascular ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade e melhora o sistema imunológico. Exercício cardiovascular significa manter a frequência cardíaca mais acelerada, por pelo menos 30 minutos por dia. Uma boa caminhada pode oferecer isso. Desenvolver uma rotina de exercícios regulares ajuda a ter  mais controle sobre a saúde, o que também pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Sono
Durma bastante. A falta de sono aumenta a frequência de pensamentos negativos e coloca um estresse extra no cérebro e no corpo. Procure ter pelo menos de sete a nove horas de sono de qualidade todas as noites. Se tiver problemas para dormir, ajuste uma rotina de sono natural:

    Durma e acorde no mesmo horário todos os dias
    Tire sonecas de 15 a 20 minutos no início da tarde, se for necessário.
    Exponha-se à luz solar matinal, passe mais tempo exposto à luz natural durante o dia.
    Evite telas brilhantes (TV, notebook, celular) de uma a duas horas antes de dormir.
    Assegure-se de que o quarto esteja completamente escuro e fresco.
    Exercite-se e alongue-se regularmente.

Massagem
Os músculos podem ficar tensos devido ao estresse. As terapias de massagem ajudam a aliviar a tensão muscular e direcionam o fluxo sanguíneo para áreas-chave do corpo, e liberam o estresse e a ansiedade.

Meditação
Aproveitar o tempo para limpar a cabeça pode fazer maravilhas. A meditação não altera o mundo ao seu redor, mas pode mudar a maneira como você responde a ele. A meditação bem sucedida ajuda a entender melhor a origem da ansiedade e possivelmente mostra os caminhos de como superá-la. A meditação relaxa o corpo e pode ajudar no tratamento de fobias e transtorno de pânico. Uma maneira de meditar é sentar-se quieto em um lugar calmo e não concentrar-se em nada além da tarefa de respirar profundamente. Quando outro pensamento tentar entrar em sua mente, reconheça-o e, em seguida, mande-o embora.

Técnicas de Respiração
As técnicas de respiração ajudam a aprender a controlar a respiração, e com isso impedir a hiperventilação durante uma crise de ansiedade. Isso ajuda a manter a calma. Sente-se com as costas retas. Então, respire profundamente, inalando pelo nariz, inflando o abdômen.  Encha ao máximo os pulmões. Isso ajuda a captar mais oxigênio para o cérebro e todo corpo, permitindo controlar a falta de ar e a ansiedade em menos tempo. Quando os pulmões estiverem cheios, expire lentamente pela boca. Repita quantas vezes for necessário.

Ioga
Saudação ao Sol
Exercício matinal para ativar todos os chacras
A prática de ioga combina técnicas de respiração, meditação e alongamento através de posturas móveis e estacionárias. De acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA), a ioga é uma das 10 principais práticas alternativas utilizadas para tratar uma variedade de distúrbios, incluindo ansiedade e depressão. Quando praticada regularmente, é mais fácil alcançar o sentimento de descontração que a ioga oferece na nossa vida diária. Se você é iniciante, busque fazer aulas de ioga em grupo ou particulares, para aprender corretamente as posturas e evitar lesões.

Acupuntura
Na medicina tradicional chinesa, a acupuntura também funciona como um tratamento para ansiedade, depressão e outras condições de saúde. Numa sessão de acupuntura, um praticante introduz agulhas finas e afiadas nas camadas superiores da pele, em pontos do corpo (meridianos) que correspondem a diferentes órgãos. Acredita-se que a acupuntura funciona ativando através dos meridianos, substâncias químicas e analgésicas naturais no cérebro. Para muitas pessoas é eficaz para eliminar ou reduzir a ansiedade.

Ervas e especiarias
A medicina herbal tem sido praticada por milhares de anos. Desde 50000 a.C., os seres humanos têm usado ervas e especiarias como alimento e cura. Seja nos casos de pessoas que sofrem de estresse e ansiedade ao longo da sua existência ou para aquelas que apenas atravessam um período estressante em sua vida, as ervas naturais podem ajudar muito. As propriedades medicinais das ervas, bem como a falta de efeitos colaterais, as tornam uma boa alternativa às drogas convencionais.

As seguintes ervas e especiarias podem ajudar a curar e tratar naturalmente a ansiedade e o estresse:

Maracujá (Passiflora spp)
O maracujá é considerado um sedativo suave e pode ajudar a promover o sono. Alguns estudos mostram que o maracujá ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade, irritabilidade, agitação e depressão. O Centro médico da Universidade de Maryland afirma que o maracujá mostrou funcionar tão bem quanto algumas das drogas de benzodiazepínicos que geralmente são prescritos para tratar a ansiedade. Experimente uma xícara de chá de folhas de maracujá, 2 ou 3 vezes ao dia, suco de maracujá adoçado com mel, durante o dia todo, comprimidos de passiflora (siga a bula) ou extrato líquido de maracujá 20-40 gotas/dia.

Kava-Kava (Piper methysticum)
Kava-kava é uma das mais famosas ervas anti-ansiolíticas. É um sedativo e hipnótico mais forte do que o maracujá, portanto, use com cautela. Pode causar sonolência. Seu gosto é interessante e dá uma sensação de entorpecimento na boca.  Na Polinésia, seu uso tem uma longa tradição tanto nos rituais, quanto para fins medicinais, devido suas propriedades sedativas e analgésicas. Experimente o chá ou comprimidos (siga a bula), 3-4 vezes por semana. Não use kava-kava se tiver problemas de fígado. Estudos recentes sugerem que o consumo em excesso é prejudicial ao fígado.

Chá Preto e Chá verde
A L-teanina é um aminoácido solúvel em água, encontrado principalmente no chá verde e chá preto. Estudos mostram que a l-teanina atua diretamente no cérebro, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, sem causar sonolência. Uma xícara de chá por dia pode ser um excelente calmante. Uma forma mais potente, são os suplementos encapsulados encontrados nas farmácias.

Lavanda
O óleo de lavanda, extraído de suas flores, é eficaz na redução da irritabilidade e da ansiedade, promovendo o relaxamento, a sensação de calma e o sono. Um estudo recente comparou o óleo de lavanda com o Lorazepan, um medicamento ansiolítico e descobriu que ambos são efetivos no controle da ansiedade generalizada e persistente. A lavanda funciona melhor na forma de óleo essencial, que não tem efeitos sedativos. Tente usar a lavanda na forma de aromaterapia.

Cúrcuma ou Açafrão da Terra
Cúrcuma ou Açafrão da Terra
A cúrcuma é uma das melhores especiarias para a manutenção geral da saúde e bem-estar. Ela contém altos níveis de antioxidantes, que melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro e também melhoram a saúde cardíaca. A cúrcuma pode reduzir o estresse e aumentar a longevidade do cérebro e do coração. Consuma no mínimo ½ colher de chá por dia de açafrão.

Manjericão
O manjericão é uma erva que naturalmente estimula o sistema imunológico. Rico em nutrientes que melhoram as funções cognitivas em geral e ajuda a reduzir o estresse. Espalhe folhas frescas de manjericão nas saladas do dia a dia, além de ficar delicioso, vai ajudar a controlar o estresse.

Pesto de Manjericão
Noz-Moscada (Myristica fragrans)
Noz-moscada
A noz-moscada é um tempero relaxante, usado na medicina popular para aliviar ansiedade e depressão. Seu sabor único, intenso e almiscarado vem da myristicina, um óleo volátil abundante na noz-moscada, que tem sido pesquisado por aliviar dores, reduzir colesterol, melhorar a memória, desejo sexual, aliviar a ansiedade, melhorar a digestão e até reduzir rugas. Muito cuidado ao consumir. A noz moscada é tóxica quando usada em grandes quantidades, no entanto, é segura para fins culinários. Uma ou duas pitadas são suficientes para garantir seus benefícios.

As ervas e especiarias recomendadas para controlar a ansiedade e o estresse, são oferecidos nos temperos especiais da Cuesta Sabores. Todos sem adição de Sal, Sódio, Cloreto de Potássio, glutamato monossódico ou qualquer química prejudicial à saúde.

Os temperos AMERICAN, INDIAN, FISH, FRENCH, GREEK, ITALIAN, MAROCCAN, VEGGIE e o PESTO TOMATO, são repletos das ervas e especiarias indicadas para combater a ansiedade e o stress. Clique nos links para visitar nossa loja e saber mais sobre os nossos produtos saudáveis.

Livre-se da ansiedade e do estresse. Tenha uma vida plena de saúde e feliz. 

Ozana Herrera 





Nenhum comentário:

Postar um comentário