domingo, 22 de outubro de 2017

Excitotoxinas: o inimigo invisivel que mata neurônios.

Se você consome refrigerantes diet, come salgadinhos flavorizados, é fanático por fast food e toma café com adoçante, depois que ler esse artigo, existem boas chances de você não querer nunca mais passar perto desses alimentos.

Porque? Talvez você desconheça, mas bebidas com baixas calorias, snacks altamente saborizados e alimentos processados de todos os tipos contêm substâncias conhecidas como “excitotoxinas”, que podem estar causando inúmeros problemas para a sua saúde sem que você tenha conhecimento.

As excitotoxinas são uma classe de produtos químicos (geralmente aminoácidos), que estimulam os receptores neuronais.
Esses receptores tem a importante missão de fazer com que as células do cérebro se comuniquem entre si. Quando essas células ficam expostas às excitotoxinas, elas disparam impulsos a uma velocidade tão rápida que se exaurem. E várias horas depois de tanta excitação, esses neurônios morrem por exaustão. Os cientistas observaram que esse efeito ocorre particularmente no hipotálamo e lobos temporais – partes do cérebro que controlam o comportamento, as emoções, o ciclo de sono e a imunidade.

As células cerebrais não são as únicas partes do nosso corpo que estão sendo aceleradas. As excitotoxinas também estimulam o nosso paladar e foi isso que as tornou tão atraentes para as indústrias de alimentos.

As substâncias químicas contidas nas excitotoxinas, estimulam as papilas gustativas na língua e atuam nas células encarregadas da sensação de sabor, fazendo com que o gosto dos alimentos que ingerimos seja muito melhorado.

Nada escapa dessa poderosa indústria.
Sopas prontas, caldos em tabletes, salgadinhos, macarrão instantâneo, biscoitos, carnes temperadas, papinhas para bêbes,  pratos prontos congelados, iogurtes, sucos, embutidos (frios, linguiças, salsichas, etc.), queijos, temperos prontos, molhos, pipoca de microondas, etc. Muitos alimentos processados com baixos teores de gordura, sem glúten, sem lactose, vegetarianos, “naturais”, com apelo de "saudáveis", praticamente todos são fabricados com “potencializadores de sabor” para faze-los irresistíveis ao nosso paladar.

Não tem como fugir. O fato é que a maior parte dos alimentos processados existentes no Brasil e no mundo, são propensos a conter excitotoxinas como o Glutamato Monossódico (MSG) e aspartame. Segundo especialistas, esses mesmos alimentos são frequentemente culpados por causar dores de cabeça, retenção de líquidos, problemas de pele e outras queixas de saúde que alguns consumidores experimentam.

Existem algumas pessoas que tem alergias sérias ou fortes reações ao consumir MSG, chegando ao ponto de parar em pronto socorro e muitas vezes não ter ideia de que o motivo é esse. A intolerância da maioria não chega a esse nível, mas muitos que são sensíveis às excitotoxinas experimentam dores de cabeça (incluindo enxaquecas), erupções cutâneas ou sintomas de “ressaca” ao consumir alimentos com esse ingrediente.

Quem come regularmente em restaurantes, consome comida congelada, frios e embutidos, toma bebidas dietéticas ou come barrinhas e salgadinhos dietéticos, provavelmente ingere quantidades significativas dessas substâncias. Infelizmente, as excitotoxinas são tão prevalentes nos alimentos industrializados modernos, que é praticamente impossível evita-las.

Segurança alimentar
As excitotoxinas vem sendo usadas há muito tempo pelos fabricantes de alimentos em todo mundo para melhorar o sabor de seus produtos. E estes insistem que essas substâncias são seguras.

Entretanto, nos últimos anos, muitos especialistas em saúde passaram a considerar as excitotoxinas e as garantias dos fabricantes uma crescente preocupação de saúde pública.

O Center for Science in the Public Interest (CSPI) dos USA, colocou o MSG e o aspartame na sua lista negra de aditivos alimentares e muitos sites na internet também alertam dos perigos e abordam esse assunto.

Inúmeras pesquisas realizadas com animais, sugerem que o consumo regular de excitotoxinas durante um longo período de tempo pode destruir um número significativo de células cerebrais e levar a sérios problemas de saúde, incluindo convulsões e derrames.

Em seu livro "Excitotoxins: The Taste That Kills", o neurocirurgião Russel L. Blaylock, associa distúrbios neurológicos humanos, como esclerose múltipla, doenças de Alzheimer e Parkinson com o consumo de excitotoxinas.

O médico George R. Schwartz, autor do livro “In Bad Taste: The MSG syndrome”, acredita que existem três categorias gerais de sintomas que resultam do consumo de MSG:


Sintomas alérgicos


Sintomas periféricos

Sintomas Ligados ao Sistema Nervoso Central
Erupção cutânea
Urticária
Asma, falta de ar
Espirros
Coriza

Enrubescimento (calor)
Aperto do maxilar
Dor de cabeça
Batimento cardíaco acelerado
Aperto do peito
Diarreia, cólicas no estômago
Artrite

Depressão
Insônia
Confusão
Paranoia


Consumo inevitável
Pequenas quantidades de MSG podem ser encontradas naturalmente em muitos alimentos comuns, como algas marinhas, cogumelos, alguns grãos, cenouras, carnes, nozes e queijos. No entanto, no seu estado natural, o MSG é lentamente assimilado pelo corpo humano e quebrado no processo digestivo, portanto os níveis de concentração são baixos e pouco deletérios. No entanto, nos alimentos processados, o MSG é altamente concentrado. Quando as pessoas consomem esses alimentos, bombardeiam suas células cerebrais com grandes quantidades de excitotoxinas, suficientes para causar um problema real.

O aspartame é usado principalmente como substituto do açúcar e é comumente encontrado em muitos refrigerantes dietéticos, doces, balas e chicletes sem açúcar. De acordo com o FDA existem mais de 90 sintomas documentados sobre a toxicidade do aspartame, que vão desde dor de cabeça leve até estados de coma e mortes. Outros sintomas associados ao aspartame incluem dores (musculares, tendíneas e ligamentares), cólicas, vertigem e zumbido nos ouvidos. Níveis elevados deste aminoácido podem causar graves distúrbios no sistema nervoso central e no cérebro.

Existem também outros problemas. Uma vez dentro do corpo, o aspartame muda quimicamente para formaldeído, uma substância que é agrupada na mesma classe de venenos como o cianeto e o arsênico. E quando um alimento contendo aspartame é aquecido a mais de 86°C (por exemplo, chocolate quente artificialmente adoçado), forma-se um subproduto que causa câncer cerebral chamado dicetopiperazina.

A indústria de alimentos e o FDA argumentam que, no caso do MSG e do aspartame, uma pessoa teria que consumir uma enorme quantidade de excitotoxinas para causar sérios efeitos nocivos. Mas Blaylock afirma que isso não é necessariamente verdadeiro. Seu livro cita pesquisas sugerindo que "a quantidade de MSG em uma única tigela de sopa industrializada é provavelmente o suficiente para que os níveis de glutamato no sangue de uma criança humana sejam mais altos do que os níveis que causam danos cerebrais em animais de laboratório”.

Segundo Baylock, a grande ameaça é o fluxo constante de excitotoxinas que recebemos diariamente de vários alimentos e bebidas, muitas vezes involuntariamente. O que torna uma pessoa mais resistente às excitotoxinas é a habilidade de produzir grandes quantidades de antioxidantes, o que ajuda a aumentar a resistência às excitotoxinas e dar tempo de recuperação ao sistema danificado.

Especialistas concordam que as crianças são mais suscetíveis ao dano causado pela excitotoxina. O cérebro de uma criança é quatro vezes mais sensível do que o de um adulto. Uma pesquisa realizada por neurocientistas da Universidade de Washington, apontou que embora qualquer dano cerebral permanente não seja evidente até que a criança esteja mais madura, as reações imediatas às excitoxinas podem incluir distúrbios comportamentais como Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, problemas com aprendizado, cólicas estomacais, depressão e náuseas.

Recuperação dos neurônios lesados
Nesse momento, provavelmente você já despejou no ralo todas as bebidas diet da sua geladeira e jogou no lixo todas as sopas, macarrão instantâneo e salgadinhos do seu armário. E deve estar preocupado por ter comprometido a sua saúde para sempre.

Não se assuste. Mesmo pessoas com hábitos alimentares impecáveis estão expostas às excitotoxinas de alguma maneira nesse nosso planetinha consumista. Ninguém escapa a elas. Mas ciente de sua existência e dos males que causam à nossa saúde, você agora pode decidir o que coloca dentro do seu corpo e tem conhecimento suficiente para equilibrar as suas escolhas.

Comer eventualmente o seu fast food preferido carregado de MSG ou beber esporadicamente um refrigerante diet, não vai matar todos os seus neurônios. Mas se essa for a sua dieta constante, isso será um grande problema, com reflexos imediatos na sua saúde e qualidade de vida no futuro.

Uma forma de reverter os danos fisiológicos de uma dieta pesada de em excitotoxinas é simplesmente evita-las e aumentar o consumo dos alimentos que as células usam para reparar as conexões cerebrais, como os alimentos ricos em antioxidantes que contenham altas quantidades de vitamina A, C e flavonoides. Os vegetais verdes e folhosos, como o espinafre, couve, brócolis, repolho e as ameixas, mirtilos, amora e cítricos são ricos em antioxidantes. Todas as ervas e especiarias também são, com destaque especial à cúrcuma.

A Cuesta Sabores conhecendo os males que causam as excitotoxinas ao organismo criou uma linha especial de produtos totalmente isentos de MSG, aspartame ou quaisquer químicas deletérias à saúde. São temperos, pestos, sais temperados, grãos integrais, farinhas, castanhas e frutas secas totalmente naturais, com a carga de antioxidantes que você precisa para nutrir seu corpo e combater os efeitos nocivos dessas e outras substâncias tóxicas.

Comece agora a investir na sua saúde e nutrição para ter longevidade e qualidade de vida no futuro!

Entre agora em nossa loja e conheça melhor a nossa proposta:

Tenha uma longa, saudável e feliz existência!
Ozana Herrera



Nenhum comentário:

Postar um comentário