terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

6 ervas e especiarias que previnem doenças cardíacas

As ervas e especiarias são usadas há milênios pela humanidade. O conhecimento popular do seu uso para fins medicinais ou preventivos é conhecido e praticado há milênios por inúmeras culturas.

Recentemente, numa pesquisa realizada nos EUA com médicos cardiologistas, cujo objetivo foi descobrir o que eles comem para ter um coração saudável, entre outros alimentos, foram relacionadas seis ervas e especiarias, comumente usadas na culinária em todo mundo.

Esses temperos, quando incluídos na dieta, são considerados saudáveis para o coração e podem ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, além de controlar a pressão arterial.

 
Canela: A canela é um anticoagulante natural. Seu consumo ajuda a “afinar” o sangue, que quando é espesso faz o coração trabalhar mais, elevando a pressão arterial. Portanto, devido suas propriedades anticoagulantes, a canela pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Pimenta Vermelha: A capsaicina é o ingrediente da pimenta vermelha que a torna ardida. Acredita-se que a capsaicina encontrada na pimenta, ativa alguns sensores no sistema nervoso, que respondem por proteger o coração. Capsaicina é também conhecida por ter propriedades anticoagulantes que ajudam a manter o sangue diluído e impedem a coagulação.

Açafrão da terra ou Cúrcuma: Estudos sugerem que a cúrcuma pode ajudar a proteger o organismo contra doenças do coração. O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina, também é conhecida por ser benéfica para a saúde do coração. Na Índia, ele é denominado "o tempero da vida". Há milênios os indianos usam a cúrcuma nos tradicionais curry's.

Gengibre: A medicina oriental, tradicionalmente ensina que comer gengibre todos os dias ajuda a prevenir ataques cardíacos. O gengibre ajuda a reduzir a pressão sanguínea e previne a formação de coágulos sanguíneos.

Hortelã: Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e é também um calmante natural e saudável. O consumo de hortelã ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, principalmente o estresse sobre o coração. E também pode ajudar a regular a pressão arterial. O óleo encontrado na hortelã contém Ômega 3, que ajuda a reduzir a quantidade de triglicérides no sangue.

Sálvia: Na medicina oriental acredita-se que a sálvia ajuda purificar o sangue. Também contribui para equilibrar e controlar as contrações musculares, o que pode ser benéfico para a saúde do coração.

Os temperos da Cuesta Sabores (www.cuestasabores.com.br) além serem totalmente naturais, sem adição de sal, glutamato monossódico ou qualquer química também incluem muitas dessas ervas e especiarias em sua composição. Experimente !

Adicione um pouco de tempero à sua dieta e melhore a saúde do seu coração!

Um comentário: