quarta-feira, 23 de abril de 2014

"Loomi" ou Limão Negro, você já viu ?


Loomi ou Limão Negro
Os limões negros são um ingrediente popular na culinária persa, bem como em algumas regiões árabes, especialmente no Kuwait, Bahrein e Iraque. 

Ao contrário da crença popular eles não são verdadeiramente limões, mas sim limas.

No Oriente Médio, essa deliciosa iguaria é chamada de “Loomi”, leimoon Basra, aswad leimoon e leimoon omani. No Ocidente são vendidos nos mercados gourmet ou étnicos também com o nome de Loomi. Podem ser encontrados inteiros ou em pó.

Em minhas andanças pelo Spice Market em Dubai, me deparei inúmeras vezes com o “Loomi”. Para ser sincera não os achei muito atraentes. Eles são pequenos e sua cor pode variar do marrom-acinzentado para o preto. A princípio, são desagradáveis de olhar.

Para se produzir o Loomi, os limões frescos são fervidos com sal e depois deixados ao sol para secar. O resultado é um sabor picante e terroso, único e delicioso!

Lima de Kaffir
Os limões negros são usados para produzir um sabor cítrico profundo e único em muitos pratos do Iraque, Irã e Marrocos. A fragrância e o sabor que eles proporcionam, mesmo nas receitas mais simples, os tornam uma incrível arma secreta nos arsenais de um bom chef!

Os Loomis são um segredo persa estranho e maravilhoso! São usados em ensopados, arroz, carnes, como “rub” ou polvilhados sobre os peixes.

Fazer Loomi é fácil. O ideal é usar as limas de kaffir ou limas persas, mas também ficam bons feitos com limão tahiti ou galego. Cada um vai produzir um aroma e sabor diferente.

Escolha os menores limões e os ferva em água fortemente salgada por 15-20 minutos. A solução salina remove o amargor da casca, ajuda a desidrata-los, impede a formação de bolores e a descoloração.

Loomi com outra variedade de limão
Deixe esfriar e coloque-os sobre uma grade, em um local ventilado e ensolarado. Depois deixe o sol fazer o resto do serviço. Cuide de vira-los sempre para que eles sequem uniformemente. Outra opção é passar um barbante centro dos limões, fazendo alguns cordões e pendura-los ao sol. Eles vão levar alguns dias para ficar totalmente secos. Você vai se surpreender com o quanto eles encolhem!

Para nós brasileiros, que vivemos verões tropicais, uma excelente opção é uma fascinante bebida, maravilhosamente cítrica e deliciosamente perfumada, que tive a oportunidade de provar, e que se tornou a minha favorita. Eles a chamam de “Loomi Gelado”. Ela é feita com o “Loomi” triturado, fervido com cravo, canela e outras especiarias, adoçado com mel ou açúcar e em seguida servida com gelo e uma fatia de limão. Deliciosamente refrescante! 


Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário