quinta-feira, 1 de maio de 2014

Manteiga Aromatizada

Eu amo manteiga! Prefiro nem comer pão, se não for com manteiga de verdade! Na casa dos meus pais até hoje não se usa margarina. É proibido!

Desde criança eu aprendi a apreciar e me deliciar com o sabor refinado das manteigas de boa qualidade.

Como as saborosas manteigas artesanais, feitas com a nata do leite, praticamente não existem mais, nos restam as industrializadas. Minha avó e meus pais sempre usaram a marca Aviação, uma tradição na nossa família. Também uso essa marca, mas encontrei outra que também é excelente, a Tirolez.

Se você não quiser usar as manteigas industrializadas, é muito fácil fazer sua própria manteiga. É necessário apenas uma batedeira ou um processador de alimentos e um frasco de um bom creme de leite fresco, com pelo menos 35% de gorduras. Coloque 1/2 frasco de creme de leite na batedeira e bata por 5 minutos. O soro do leite (leitelho) vai se separar da parte sólida que é a manteiga, basta espreme-la bem e está pronta para ser consumida.

Se a manteiga sozinha já é uma delícia, existem maneiras de deixa-las ainda melhor. Você pode aromatiza-las.  As manteigas aromatizadas são fáceis de fazer, dura um bom tempo na geladeira e também podem ser congeladas.  Você pode usa-las no pão e também em carnes, peixes, frango, massas, tofu, legumes e arroz, para dar um sabor diferenciado aos pratos. Depois de cozinhar algumas batatas, se você colocar um pouco de manteiga de alho com ervas em cima e deixar derreter, além de dar um toque especial e fica uma delícia!

Você pode fazê-las tanto doces quanto salgadas. Ambas ficam ótimas.

Tudo que você precisa é de papel manteiga, papel filme e dos ingredientes. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, enrole a manteiga aromatizada no papel manteiga, moldando para que fique no formato de um cilindro (3cm x 8cm). A seguir, enrole no papel filme e guarde na geladeira ou congelador. Na geladeira elas duram uma semana e congeladas, 2 meses. Quando for usar, retire do congelador, corte em fatias e se delicie!

Agora que você aprendeu como fazer, pode usar a sua imaginação e criar seus próprios sabores. Se você precisar dar um toque mais sofisticado à sua manteiga aromatizada, experimente congela-las em forminhas com formatos diversos. Essas de moldar biscoitos. Isso resulta em uma boa apresentação para entradas em jantares especiais ou festas.

Enquanto eu escrevia esse texto, comecei a me lembrar de todas as manteigas aromatizadas que eu fiz e novas ideias surgiram. Também experimentei aromatizar minhas manteigas usando os vários temperos e pestos da Cuesta Sabores e os resultados foram surpreendentes!

Selecionei cinco combinações de sabores para você aromatizar a sua manteiga. Mas use a sua imaginação, tenho certeza que você vai encontrar milhares de outras combinações.

Manteiga com limão e endro: 1 xícara de manteiga com sal, uma colher de sopa de endro (dill) fresco picado, casca ralada de ½ limão siciliano, 1 colher de chá de pimenta do reino.  Misture até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.  Se você preferir, uma opção prática, misture 1 colher de sopa do Tempero FISH, com a manteiga e a casca de limão ralada. Use sobre o salmão grelhado, frutos do mar ou qualquer peixe.

Manteiga de Tomate Seco:  ½ xícara de manteiga, 1 dente de alho picado, 1 ½ colher de suco de limão, 3 colheres de sopa de tomate seco picado, 1 colher de chá de salsa picada. Misture tudo até que fique bem homogêneo. Outra opção é misturar na manteiga 4 colheres de sopa do PESTO TOMATO e 1 ½ colher de suco de limão. Adicione em legumes, sirva com pães e torradas ou do jeito que você preferir.

Manteiga Sabores do México:  1 xícara de manteiga com sal, 2 ½ colheres de chá de suco de limão, 1 dente de alho picado, 2 colheres de chá de pimenta Tabasco. Bata tudo no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Se você preferir, bata 1 colher de sopa do Tempero MEXICAN, com 2 ½ colheres de chá de suco de limão e a manteiga, para ter um resultado semelhante.  Essa manteiga é saborosa, ótima para usar em pão de alho, colocar em cima de batatas e legumes cozidos ou em cima de carnes ou tofu grelhados.

Manteiga de Laranja e Mel:  Misture 8 colheres de sopa de manteiga amolecida com ½  xícara de mel e 2 colheres de chá de raspas de casca de laranja.  Use em bolos, biscoito, bolinho de chuva, torradas. Já usei para temperar costelinha de porco e ficou muito bom!

Manteiga de Baunilha: Misture 8 colheres de sopa de manteiga amolecida, 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro, as sementes de ½ fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha. Use em bolos, bolinhos de chuva, muffins, torradas, etc.

Aproveite! Tenha uma longa, feliz e saborosa vida!

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário