sexta-feira, 17 de julho de 2015

Who wants to live forever?


Envelhecer não é um processo único. São inúmeros processos que nos levam a perder nossas capacidades físicas, sensoriais e mentais. 

A ciência tem desenvolvido novas tecnologias que tem a capacidade de reduzir, parar ou até mesmo reverter esses processos e aumentar radicalmente a qualidade de vida humana.

Segundo Ray Kurzweil, um dos mais proeminentes pensadores contemporâneos, precisamos permanecer jovens para poder aproveitar as futuras inovações que nos tornarão mais jovens ainda. 

E a ciência tem se desenvolvido rapidamente nesse sentido. Tudo que precisamos é nos mantermos saudáveis o suficiente para desfrutarmos dessas descobertas no futuro.

O objetivo não é simplesmente viver mais tempo, mas sim ser feliz e saudável pelo maior tempo possível. Preservar a saúde em longo prazo para tirar proveito do desenvolvimento da tecnologia.

Uma estratégia é usar toda informação que dispomos de forma que nos ajude a diminuir as chances de doenças e a bloquear o avanço do processo de envelhecimento.

Vivemos uma nova era onde a saúde tornou-se tecnologia da informação e sua característica chave é ser muito rápida e ter crescimento exponencial, afirma Kurzweil. Hoje já colhemos frutos desse novo conhecimento e temos meios para retardar o processo de envelhecimento e reduzir os riscos de nossos maiores assassinos, as doenças do coração e o câncer.

Novas tecnologias como terapias gênicas, terapias celulares e muitas outras novidades, em breve se tornarão acessíveis à população em geral. O custo do mapeamento genético humano, caiu de US$ 10.000 para US$ 1.000, em 2013. 

Certamente, nesse primeiro momento os sequenciamentos de genoma ainda não serão rotina para todos pacientes em hospitais e clinicas de saúde, mas muito em breve será uma ferramenta inestimável para a prevenção e detecção de certos nichos de doenças como o câncer, doenças pediátricas ou doenças idiopáticas.

Haverá muita polêmica, mas também poderá ser muito útil como um método na triagem de fetos nas fertilizações "in vitro" e em bancos de esperma. Num futuro muito próximo, poderemos usar nossos dados genômicos para cuidados preventivos de saúde.

Nossos genes são pequenos programas que compõem um sofisticado software que evoluiu quando as condições de vida na Terra eram muito diferentes do que são hoje. Atualmente esse software está defasado diante as necessidades impostas pelo estilo de vida do homem moderno. Nossa bioquímica precisa ser reprogramada e atualizada com novas instruções para conseguirmos ter controle total do nosso próprio estado de saúde.

Há milhares de anos atrás, por exemplo, o gene receptor de insulina tinha instruções para “acumular toda caloria possível, pois a próxima temporada de caça poderia não ser tão boa”. Isso fazia sentido nos primórdios, quando a comida era escassa e a fome uma possibilidade real. Hoje essa instrução em nosso organismo é apenas um problema, pois é a causa principal da epidemia de obesidade que assola a sociedade contemporânea.

Para viver para sempre, com qualidade de vida é preciso uma mudança radical de atitudes e estilo de vida. Os primeiros passos para aproveitar os recursos disponíveis hoje são apresentados a seguir:

Saúde Preventiva - Visite sempre um médico e com ele desenvolva um programa de saúde preventiva. A prevenção e a detecção precoce de doenças são essenciais para a manutenção de uma boa saúde.

Relaxamento – A vida é estressante. O estresse está intimamente ligado às doenças e a redução da longevidade. Busque medidas conscientes para lidar de forma construtiva com seus estressores, no sentido de fazer você se sentir melhor e dar-se a chance de viver mais tempo.

Nutrição – A comida e bebida que você consome podem te curar ou te matar. As escolhas certas ajudam a reduzir o risco de doenças graves, como o câncer, doenças cardíacas, AVC, obesidade e diabetes.

Suplementação – A necessidade de nutrientes está muito além da reposição por deficiência. Você não pode fortalecer seus músculos nem construir um sistema imunológico mais forte sem que tenha as matérias-primas que o seu corpo necessita. Pesquisas relacionadas à nutrição continuam a se expandir, apresentando novas evidências que apoiam a necessidade de suplementação nutricional.

Redução de calorias – A “epidemia de obesidade” tem recebido muita atenção ultimamente. Estar com apenas 20% de sobrepeso já triplica o risco de pressão arterial elevada e diabetes tipo 2, e duplica o risco de doença cardíaca. Perder 10-20% de peso vai reduzir esses riscos de forma significativa.

Exercícios físicos – O exercício é a arma mais importante contra o envelhecimento. Ele ajuda a prevenir o AVC, reduz o colesterol, fortalece os ossos, tonifica e estimula o cérebro, ajuda a aumentar a energia vital, melhora o humor, ajuda a dormir melhor, promove sensação de bem estar, entre outros inúmeros benefícios.

Desintoxicação – Estamos constantemente bombardeados por toxinas internas e externas, e não há como evita-las. Mas, é possível reduzir a sua exposição, reforçar suas defesas e eliminar as toxinas acumuladas. Alguns alimentos também podem ajudar nesse processo, especialmente as frutas e vegetais devido à presença de fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, além de outras substâncias protetoras. Dentre os vegetais, destacam-se os da família das brássicas, como repolho, couve-flor, couve, brócolis, couve de Bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rúcula. Estes alimentos também contém compostos anticancerígenos.

Cultivar bons pensamentos: A saúde do corpo começa na mente. Todo pensamento é transmitido às células e exerce influência sobre o corpo. Se na mente existir emoções e pensamentos negativos, eles serão transmitidos para cada célula do corpo. A tristeza na mente enfraquece o corpo. As células que atuam como soldados defendendo o corpo, se enfraquecem, tornando-se ineficientes. Isto diminui a força vital e produz a doença. Somos condicionados a pensar negativamente. Sem pensamento negativo não existe a angústia, a depressão e o estresse. Só você tem o poder de mudar isso em você, banindo as coisas negativas da sua vida e apostando na felicidade. Valorizando as coisas que realmente tem valor. Deixe para trás as mágoas, rancores, ódios. O passado já passou. O que vale é o presente e a chance que temos a cada segundo de produzir um futuro muito melhor. Escolha no que pensar e opte por ser mais feliz.

E então, você quer viver para sempre? Comece agora a trabalhar nesse projeto!

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário