domingo, 25 de outubro de 2015

7 razões para comer Manjericão

O manjericão é uma planta extremamente perfumada, usada como tempero em todo mundo. Nativo da Índia e Ásia, onde é cultivado há mais de cinco mil anos, há muitos séculos o manjericão encantou povos e ganhou mundo.  

Existem muitas variedades de manjericão, todos um pouco diferentes na aparência e sabor. 

Considerando que o manjericão comum tem sabor doce e pungente e uma cor brilhante, outras variedades oferecem sabores próprios, como o manjericão-limão, manjericão-pimenta, manjericão-anis, manjericão-canela, entre outros, que possuem notas que lembram essas especiarias.

O nome manjericão tem origem numa antiga palavra grega “basilikohn”, que significa “real”. Isso revela a nobreza que os gregos antigos viam nessa erva e que os contemporâneos ainda veem. O manjericão é uma erva chave da culinária do mediterrâneo. A culinária italiana e grega usa e abusa dessas erva há muitos séculos.

Seus benefícios à saúde são inúmeros. Destacamos aqui 7 razões para incluí-lo na sua alimentação diária e proteger a sua saúde:

Proteção Cardiovascular:  O manjericão é rico em carotenoides, tais como o beta-caroteno, que pode ser convertido em vitamina A. O beta-caroteno é um antioxidante poderoso, que protege as células dos danos dos radicais livres e também ajuda a manter o colesterol na corrente sanguínea, livre da oxidação. Por não oxidar, o colesterol não se acumula das paredes dos vasos sanguíneos evitando a aterosclerose e os ataques cardíacos. O manjericão também é uma excelente fonte de magnésio, que promove a saúde cardiovascular, relaxando os músculos e vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de ritmos cardíacos irregulares e espasmos cardiovasculares.

Prevenção de Câncer: O manjericão é conhecido por ter potentes propriedades antioxidantes. Os antioxidantes naturais encontrados no manjericão protegem o organismo conta os danos dos radicais livres, combatendo dessa forma os mais variados tipos de câncer. O manjericão também contem flavonoides, que protegem as estruturas celulares dos danos da radiação ambiental e da oxidação natural.

Saúde da Pele e Cabelos: O óleo essencial de manjericão é uma matéria prima muito utilizada pela indústria de cosméticos. Ele ajuda a aumentar o brilho da pele e dos cabelos. Também é eficaz no tratamento de acne e psoríase.

Estrutura óssea e tecido conjuntivo: O óleo essencial de manjericão possui um ingrediente ativo chamado eugenol, que é utilizado para inibir a ciclooxigenase (COX), uma enzima que é responsável pelo inchaço das articulações e em outros lugares causados por osteoartrites e outros problemas ósseos. A aspirina e o ibuprofeno atuam, bloqueando essa mesma enzima. Esse poder de inibição desse enzima, faz do manjericão um alimento anti-inflamatório que pode ajudar e dar alívio para pessoas com artrite reumatoide.

Sistema digestivo: O efeito inibidor causado pelo eugenol na enzima ciclooxigenase (COX), certifica que o manjericão é um alimento anti-inflamatório que proporciona importantes benefícios á saúde, inclusive o alívio de inflamações intestinais. Ele também fornece alívio imediato a problemas de gases estomacais e intestinais, constipação, dores de estomago, indigestão e flatulência.

Propriedades antibacterianas: O óleo essencial de manjericão é utilizado para proporcionar proteção contra o crescimento de muitos tipos de bactérias indesejáveis. Inclusive tem sido utilizado para inibir o crescimento de várias espécies que se tornaram resistentes aos antibióticos habitualmente utilizados. Estudos demonstraram que produtos contaminados, lavados com uma solução contendo apenas 1% de óleo essencial de manjericão resultaram na morte dessas bactérias. Por isso, faz sentido incluir algumas folhas de manjericão em saladas.

Sistema imunológico: Inúmeras pesquisas mostram que os antioxidantes e os óleos essenciais do manjericão, proporcionam grande apoio ao sistema imunológico. Suas folhas e óleos essenciais possuem propriedades antibacterianas. Aplicado topicamente a feridas, as folhas de manjericão podem eliminar infecções bacterianas. Consumidas como alimento, as folhas de manjericão podem ajudar a combater infecções virais, incluindo gripes, resfriados e até herpes.

Ozana Herrera

 Pesto Tomato da Cuesta Sabores

Um comentário:

  1. Bom dia Herrera!
    Tenho fotos de uns pe/pimenta as folhas estão contaminadas e é muito estranhas as marcas, nunca vi outra folha desse jeito.
    Gostaria de envialas pra você, e me fale oque é isto.👍

    ResponderExcluir