quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Za'atar: Uma tradição que veio do Oriente

Za’atar é uma mistura de especiarias e ervas desidratadas que tem sido usada desde o século 13 na culinária árabe. 

As ervas e os ingredientes da sua composição variam de cultura para cultura e de família para família.

Em grande parte do Oriente Médio as receitas de temperos são segredos guardados a sete chaves e possuem além de uma longa tradição cultural, um valor inestimável a aquele que as detém.

Por isso, as receitas de Za’atar são diferentes em cada região.

Na Jordânia é um pouco avermelhado, pois possui uma grande concentração de sumac. Sumac ou sumagre é uma planta do Oriente Médio, cujas bagas moídas são usadas como tempero. O Za’atar dos libaneses possui raspas de casca de laranja. Em Israel são incluídas folhas de dill/endro. 

Seja qual for a região, cada uma dessas variações é uma questão de orgulho nacional extremo.

Existem receitas que são carregadas de tomilho e orégano. Também é muito comum incluírem  manjerona, hortelã ou sálvia. Os primeiros Za’atar eram feitos com uma planta chamada hissopo selvagem, que também é conhecida por za’atar. Essa planta foi tão explorada que o governo de Israel proibiu sua colheita, para salva-la de extinção.

Seja qual for a receita, Za’atar é delicioso. Com seus ricos sabores, notas  herbais e florais, Za’atar é um tempero versátil para a culinária do cotidiano.

Nossa mistura de Za’atar é composta por gergelim, coentro, orégano, manjericão, sumac, suco limão e um pouquinho de sal.

O sabor é fantástico! O sumac eleva sua acidez e as sementes de gergelim oferecem notas de nozes e um toque amadeirado.

Za’atar geralmente é usado como um condimento de mesa, onde é polvilhado sobre os alimentos individualmente. Muitas vezes é misturado ao azeite de oliva e servido com pães, como entrada. Essa mistura também é espalhada sobre o pão pita antes de assar. Uma delicia, as sementes de gergelim fornecem uma profundidade que realça o sabor das ervas. 

Za’atar também é perfeito para temperar frango, cordeiro ou polvilhar sobre vegetais ricos em amido, como couve-flor ou batatas. Ele também combina maravilhosamente bem com abobrinha, berinjela, tomate e mozzarella. 

Polvilha-lo na pipoca é definitivamente viciante!

Os libaneses costumam associar Za’atar ao café da manhã. Eles o polvilham sobre ovos, aveia ou coalhada. Ou adicionam a biscoitos. Za’atar é perfeito para alimentos doces e salgados.

Os usos do Za’atar são ilimitados e tão flexíveis quanto a variação de sabores e aromas que esse tradicional tempero nos oferece.

 Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário