
Segundo historiadores, a chia é uma das cinco principais plantas mais cultivadas da história dessa avançada civilização, só perdendo posição para o milho e feijões.
Sua importância era tão grande, que os astecas pagavam seus impostos com seus grãos. Seu uso somente diminuiu depois da chegada dos colonizadores espanhóis, em 1500, quando seu consumo e cultivo foram proibidos, assim como de outros alimentos, devido a sua associação com as cerimônias religiosas e outros aspectos da cultura asteca.
Os colonizadores forçaram a ferro e fogo a conversão dos astecas ao catolicismo. Por causa da supressão do seu cultivo e consumo, as sementes de chia caíram na obscuridade por mais de 500 anos. Felizmente, no início da década de 90, a chia ressurgiu. Sua popularidade é atribuída ao seu fantástico perfil nutricional, divulgado em todo planeta pelos pesquisadores que trabalharam muitos anos para recuperar suas sementes ancestrais e trazer de volta para nossa sociedade o cultivo dessa e de outras importantes plantas que foram perdidas no processo colonizatório.
Hoje, as sementes de chia são produzidas em vários países da América Latina.
Hoje, as sementes de chia são produzidas em vários países da América Latina.
As sementes de chia são semelhantes às sementes de papoula, são pequenas, densas e tem um leve sabor de nozes. Esse sabor sutil combina bem com outros sabores mais fortes.
Elas contêm uma variedade de nutrientes que podem ajudar a tratar e prevenir vários problemas de saúde. Seus nutrientes incluem:
![]() |
sementes de chia |
Fibras alimentares: As sementes de chia possuem altos teores de fibras alimentares. É possível se obter até 2g de fibras em duas colheres de sopa de chia. Mais importante é que são fibras solúveis, eficazes para reduzir os níveis de colesterol.
Antioxidantes: As sementes de chia são repletas de antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e prevenir o estresse oxidativo do organismo. Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3. É possível, em 2 colheres de chia, obter-se a mesma quantidade de ômega-3 encontrada em 120g de salmão.
Vitaminas e Minerais: As sementes de chia contêm selênio, potássio e outros minerais. Também fornecem vitaminas do grupo B, como a niacina. É possível encontrar em 2 colheres de sementes de chia, 50% da recomendação diária de manganês, 35% de fósforo e 18% de cálcio.
O consumo regular dessas sementes também pode ajudar a prevenir algumas condições de saúde, como:
![]() |
Brotos de Chia germinados |
Constipação: Quando as sementes de chia são embebidas em algum líquido, como água ou suco de frutas, elas assumem a consistência similar a um gel, devido ao seu alto teor de fibras solúveis. Isso ajuda a melhorar o trânsito intestinal e promover a limpeza do cólon.
Equilíbrio do açúcar no sangue: O consumo de sementes de chia reduzem os picos glicêmicos. Menos oscilações ajudam a preservar a sensibilidade à insulina, o que impede o estresse pancreático.
Diverticulite: Uma vez que as fibras solúveis da chia absorvem água, dietas ricas nesse tipo de fibras podem ajudar a diminuir a ocorrência de crises de diverticulite. O consumo de sementes de chia pode ajudar a reduzir as inflamações no cólon.
As sementes de chia podem ser moídas e transformadas em farinha, podem ser prensadas para extrair seu óleo e também podem ser misturadas com água e transformadas em uma bebida. Com a farinha de chia, pode-se fazer biscoitos, bolos, mingau, iogurte, barras de cereais, etc.
![]() |
Chia Fresca |
Seu óleo pode ser envasado em cápsulas e consumido como um suplemento nutricional ou utilizado como um azeite para temperar saladas e afins. Outra opção, é deixar as sementes germinarem e utilizar seus brotos em saladas, sanduíches etc.
Para fazer uma bebida, basta mistura-las com água ou suco de frutas. Também é possível fazer uma famosa receita mexicana chamada “Chia Fresca”, que nada mais é do que uma limonada com chia adicionada.
Você encontra as melhores Sementes de Chia e a Farinha de Chia, na nossa loja www.cuestagourmet.com.br. Faça-nos uma visita.
Ozana Herrera
Nenhum comentário:
Postar um comentário