domingo, 12 de novembro de 2017

Temperos Medicinais: Uma receita para a cura.


O mundo ocidentalizado tem se tornado cada vez mais doente. A saúde dos nossos corpos é o resultado de tudo que colocamos dentro deles.  Cada dia mais estamos nos afastando das saudáveis dietas adotadas pelos nossos sábios ancestrais. E se isso não bastasse, ainda estamos consumindo quantidades desnecessárias de carboidratos e gorduras.

A industrialização da agricultura, os métodos prejudiciais de processamento de alimentos e a nossa crescente dependência de alimentos prontos ou pré-processados levaram a uma exclusão dramática de muitas substâncias importantes para a eficiência nutricional do nosso organismo.

Estamos comendo cada vez menos fibras vegetais, um dos componentes dietéticos mais importantes para a saúde. Todos sabem que no processo de refinamento dos alimentos, o conteúdo de fibras das plantas é eliminado e junto com elas importantes nutrientes são perdidos.

Um alimento que tinha a arquitetura perfeita e completa para nos nutrir, perde muitas vezes as suas melhores qualidades. E o não consumo desses nutrientes é o que torna nosso organismo suscetível a várias doenças, principalmente as cardíacas e a diabetes.

Existem diversos outros grupos de substâncias que ocorrem em vários alimentos que já deixamos de consumir ou não consumimos em quantidades suficientes, os quais são vitais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas.

A herança genética responde a 30% da probabilidade de adquirirmos uma doença. Os restantes 70% estão ligados ao estilo de vida. Conclui-se que são as nossas dietas um dos principais desencadeantes de todos os males que nos afligem.

Sem entrar no mérito de outros problemas graves que afetam diretamente a nossa saúde, como a poluição e contaminação ambiental, fatores que afligem todo o planeta, uma questão mais básica é motivo de preocupação e alerta.

Os alimentos que consumimos não oferecem mais os mesmos nutrientes que ofereciam há 50 anos atrás. Nem em quantidades, muito menos em qualidade. As técnicas de melhoramento alteraram a maior parte das plantas comestíveis do planeta para a domesticação e depois para a introdução de características desejáveis, geralmente com finalidades econômicas ligadas à produtividade.

Muitos nutrientes se perderam nesse longo caminho e continuam cada vez mais sendo perdidas muitas características. Basta observar a alteração de sabor, cor, aroma, textura, "shelf life" de frutas, verduras e legumes ao longo do tempo.

Outro fator importante é o empobrecimento dos solos. Na ECO-92, realizada no Rio de Janeiro no século passado, a ONU já declarava o empobrecimento dos solos em todo planeta e desde então pouco foi feito para neutralizar esse problema. 

Um solo produtivo, após sucessivas queimadas, monocultura e uso de agrotóxicos deixa de ter as propriedades necessárias para sustentar seu ecossistema.

O manejo da terra, que antes usava adubo orgânico e autorregenerava, hoje usa os “fertilizantes químicos” que colaboram ainda mais para o empobrecimento do solo.

Se os alimentos que são produzidos sofrem carências de nutrientes, o que comemos também tem deficiências e logo o nosso corpo também está carente dessas substâncias e predisposto a doenças.

Infelizmente a medicina convencional, que exerce o papel curativo e não preventivo, ainda não consegue enxergar que a origem da maior parte dos problemas de saúde contemporâneos tem suas raízes na nutrição.  

Felizmente, já há alguns anos, uma linha de pesquisa que vem despontando em importantes centros de estudos em todo mundo, vem desvendado o papel que as ervas e especiarias culinárias comuns desempenham na prevenção e tratamento de doenças graves.

Algumas das substâncias químicas identificadas nessas plantas estão sendo testadas como tratamentos para doenças cardíacas, diabetes, câncer, Alzheimer, Parkinson entre outras.

Seguramente, o papel profilático dessas ervas e especiarias e seus poderosos fitoquímicos nos proporcionam a possibilidade de prevenirmos e evitarmos naturalmente o aparecimento dessas doenças letais e dispendiosas.

As evidências epidemiológicas que indicam os efeitos “medicinais” das ervas e especiarias culinárias são crescentes. Estudos tem demonstrado que determinados grupos populacionais que consomem grandes quantidades desse tipo de alimento, tem menor incidência de uma ou mais doenças. Um destaque são as pesquisas que apontam a canela para o tratamento da diabetes e a curcumina (um derivado da cúrcuma ou açafrão da terra) que tem se mostrado uma grande promessa como terapia para o câncer.

Os grandes grupos farmacêuticos não tem interesse em pesquisar esses tesouros da natureza e encontrar solução para inúmeras doenças que tem sido o flagelo da nossa civilização.

A razão é simples, não são permitidas patentes de substâncias que existam na natureza. Para se explorar economicamente uma droga, ela precisa antes ser sintetizada e depois ser patenteada. 

Algumas empresas conseguiram sintetizar produtos químicos similares a esses extratos naturais e afirmam que eles são mais eficazes no tratamento da doença do que o fitoquímico original.

Eu pessoalmente tenho meu julgamento sobre esse assunto. Deixo em aberto essa questão para reflexão.

Ao revisar a literatura, consolidei minhas convicções sobre o potencial e a importância que esses alimentos singelos, de pouca relevância nas dietas contemporâneas podem exercer tanto na prevenção quanto nos novos tratamentos para uma série de doenças que afligem o homem, onde segundo as pesquisas, mostram seus maiores benefícios.

As ervas, especiarias, frutas, legumes e verduras que consumimos no nosso dia a dia, como o alho, alecrim, cúrcuma, canela, gengibre, pimenta preta, brócolis, repolho, frutas cítricas e muitos outros, contêm fitoquímicos que podem prevenir o aparecimento de diabetes, diversos tipos de câncer, doenças cardíacas, Parkinson e Alzheimer.

Outra questão importante é a quantidade consumida. Em geral, nós Ocidentais não as usamos com bastante frequência e em quantidades suficientes para perceber seus potenciais com agentes preventivos de doenças.  Para obter uma proteção ideal é necessário o consumo diário de ervas e especiarias, as evidências epidemiológicas mostram isso.

Um exemplo disso é a Índia, onde as taxas de câncer, Alzheimer e de doenças cardíacas são as mais baixas do planeta.  A culinária indiana é baseada em uma extensa variedade de ervas e especiarias. Um indiano comum consome em média 10g de especiarias por dia, enquanto um ocidental consome em média 1g por dia.

Os inúmeros tipos de alimentos que a humanidade consome há milhares de anos, se constituem numa vasta farmácia onde podem ser encontradas todas as substâncias químicas e terapêuticas para a prevenção e a cura de todas as doenças. A pesquisa moderna, a epidemiologia, o senso comum e a história confirmam essas evidencias.

Todos os alimentos possuem propriedades que nos fornecem saúde. Tanto os que nos fornecem nutrientes básicos, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, quanto aqueles que desempenham uma função protetora, nos provendo de antioxidantes, substâncias antimutagênicas e outras importantes moléculas preventivas de doenças. 

São nesses alimentos que encontramos as substâncias fitoprofílicas, que existem em abundancia nas ervas e especiarias. São essas as substâncias que proporcionam suas cores vibrantes e aromas inebriantes. São essas abençoadas plantas que usamos como temperos para dar sabor aos alimentos e que são ícones das culinárias mais tradicionais do mundo e que há milênios proporcionam prazer e cura à humanidade.

O nosso corpo se beneficia muito mais quando fornecemos um suprimento constante e uma variedade de substâncias químicas naturais, derivadas de plantas.

Entendo as ervas e especiarias como “moléculas medicinais” que nossos processos fisiológicos usam para nos proteger dos estragos causados pelo meio ambiente e processo natural de envelhecimento.

Automedique-se com elas todos os dias e tenha saúde.

Enquanto a medicina curativa ocidental se esforça para encontrar uma solução para cada doença específica, as antigas medicinas Ayurvédica e Chinesa, buscam a prevenção e o equilíbrio de todo sistema, antes que as doenças se instalem. Geralmente os "medicamentos" utilizados para isso são ervas e especiarias, que também são usadas regularmente na culinária.

A boa notícia é que alguns laboratórios farmacêuticos têm se dedicado a pesquisar as substâncias químicas baseadas em plantas para o tratamento de muitas dessas doenças. Inúmeros ativos estão sendo isolados de ervas e especiarias e sintetizados. A má notícia é que são necessários muitos anos para o desenvolvimento de uma nova droga e muito tempo até que ela seja disponível no mercado.

Talvez elas não cheguem à tempo para nos beneficiarmos dos seus potenciais de prevenção e cura.

Enquanto isso, é vital assumirmos a responsabilidade pela prevenção da nossa saúde. Conhecendo os benefícios que as ervas e especiarias trazem para nossa saúde, por que não incorpora-las à dieta? Porque não aproveitarmos todos esses fitoquímicos que a natureza nos oferece em sua forma natural, imediatamente?

Alimentos e remédios devem ser sinônimos!

Comece já a promover a auto-cura do seu organismo. Consuma somente alimentos de verdade, muito bem temperados com todas as ervas e especiarias que você puder encontrar! 

Com base nesses estudos, a Cuesta Sabores desenvolveu sua linha de temperos especiais, com formulações baseadas nas principais culinárias do mundo. 

São produtos inteligentes. Muito bem planejados e estruturados para oferecer eficiência nutricional, sem esquecer do prazer. Cada ingrediente é cuidadosamente estudado para compor formulações que promovam sinergia entre eles e a maximização de seus benefícios à saúde.  
Nossos temperos são totalmente naturais, vegetarianos e veganos, não tem adição de sal, não usamos melhoradores de sabor como as excitotoxinas - (MSG – Glutamanto Monossódico), não possuem corantes artificiais, conservantes ou qualquer química, somente as mais puras ervas e especiarias.

São práticos e deliciosos. Uma solução saudável para você usar no seu dia-a-dia e usufruir de todo potencial preventivo desses "tesouros" que a mãe natureza nos oferece. 

Clique aqui para entrar na nossa loja e conhecer todos nossos produtos.

Tenha uma vida longa, saudável e repleta de energia!

Ozana Herrera





Nenhum comentário:

Postar um comentário