sábado, 29 de setembro de 2012

O alimento como remédio




Apesar da recomendação milenar do pai da medicina (Hipócrates, 337 a.C.) – “Que teu remédio seja teu alimento e que teu alimento seja teu remédio.” - no mundo ocidental toda vez que ficamos doentes buscamos a ajuda de um médico, que geralmente nos receita remédios industrializados, que tratam especificamente os nossos sintomas.

Convivendo algum tempo com chineses, fiquei fascinada ao observar que em determinados períodos do mês eles comem certas ervas e certos alimentos, como remédios para tratar ou prevenir doenças específicas.

Esse conceito é tão interessante que decidi me aprofundar mais sobre ele. Pesquisei a respeito com asiáticos sobre suas tradições alimentares e medicinais e constatei que eles tratam o alimento realmente como um remédio e que há curandeiros que são médicos e cozinheiros ao mesmo tempo.

A base filosófica da cultura chinesa é o Yin e o Yang que representam as forças opostas, mas complementares do universo.  Juntos eles formam um conjunto. Cada objeto ou ação pode ser classificado como Yin ou Yang e tudo é influenciado pelos seus constantes fluxos e refluxos.

Todos nós temos características tanto Yin quanto Yang, mas a maioria de nós tem uma predisposição para um ou outro.

Esse conceito de Yin e Yang também se aplica aos alimentos, que podem ter um Yin, Yang ou uma energia neutra. Os alimentos Yin causam um efeito de resfriamento sobre o corpo, enquanto os alimentos Yang o efeito de aquecimento, já nos alimentos neutros a energia é  equilibrada.

Na prática, para se alcançar o equilíbrio, o cardápio diário deve revezar um prato doce (yin) e o outro salgado (yang); um frio (yin) e o outro quente (yang); um macio (yin) e outro crocante (yang). Em geral, os alimentos yang são altamente energéticos, ricos em energia proveniente das gorduras. Já os do grupo yin costumam ter uma porcentagem maior de água.

O tempero ASIAN (5 Especiarias Chinesas) da Cuesta Sabores (www.cuestasabores.com.br) é uma mistura milenar de especiarias e recebe esse nome porque em sua composição combina os cinco sabores principais do equilíbrio yin e yang para alimentos: doce, azedo, picante, amargo e salgado, que conforme a tradição ajuda a manter o equilíbrio do organismo.

Os chineses acreditam que a “doença ocorre quando há um desequilíbrio no sistema”.  Uma das maneiras mais fáceis de corrigir esse desequilíbrio é descobrir se você tende a ser Yin ou Yang. E para corrigir esse desequilíbrio é indicado comer certos alimentos e pratos. Por exemplo, se sua tendência é ser Yin, deve comer alimentos Yang. Se sua tendência é ser Yang, deve comer alimentos Yin. Um médico especialista em TMC (Tradicional Medicina Chinesa) pode lhe orientar sobre qual é a sua tendência.

Nossos corpos são inclinados a buscar esse equilíbrio naturalmente. Por exemplo, no verão, quando está quente (Yang), tendemos a comer pratos Yin, como saladas, frutos do mar. No inverno, quando está frio (Yin), buscamos pratos quentes, como carnes, raízes, temperos picantes.

Se a sua energia interna é Yin e você se sentir fraco ou cansado, se você comer alimentos Yang, eles vão ajudar a estimular o corpo e aumentar a energia. Por outro lado, quando você estiver se sentindo inquieto e impaciente, que são características Yang, os alimentos Yin podem ajudar uma vez que têm um efeito de resfriamento ou calmante.

Os chineses correlacionam tanto a alimentação com o equilíbrio do corpo, que um médico chinês, quando examina um paciente geralmente toma seu pulso, observa a língua e pede para ele listar tudo o que comeu nas últimas 24 horas. E anota tudo em duas listas, uma para alimentos Yin e outra para Yang. Depois disso ele analisa o resultado e faz o diagnóstico e receita o medicamento, que geralmente são alimentos ou ervas que vão restabelecer o equilíbrio do corpo.

Imperial Herbal Restaurant
Em Cingapura, existe o Imperial Herbal Restaurant (http://www.imperialherbal.com), onde as pessoas são consultadas por um herbalista na própria mesa do restaurante e que após fazer o diagnóstico, prescreve uma refeição que é servida na hora, para equilibrar o paciente. 

Esse restaurante é um sucesso e recebe clientes do mundo todo. É o primeiro do gênero no mundo a oferecer alimentação curativa. Espero que a ideia prolifere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário