domingo, 30 de setembro de 2012

Tudo que você precisa saber sobre o sal



O sódio é vital pra a saúde. Ele ajuda a manter a pressão arterial e o volume de sangue. É também necessário para os músculos e nervos funcionarem adequadamente. Mas o sódio tem uma grande desvantagem: ele acarreta vários riscos à saúde e provoca inchaço, uma queixa muito comum de mulheres com TPM.

Os rins regulam o nível de líquidos no corpo, causando a retenção de água ou fluídos que excretam. Quando se consome sódio, os rins aumentam a quantidade de água que retêm para manter constante o equilíbrio eletrolítico do corpo. Isso é o que faz inchar.

Da perspectiva de saúde o consumo de grandes quantidades de sódio está associado com pressão arterial elevada, um fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas, ataques cardíacos e falhas renais.

Embora pense neles como a mesma coisa, sal e sódio não são a mesma coisa. O sal de mesa é fonte de sódio, mas certamente não é a única e nem a mais importante delas. São os alimentos processados as maiores fontes de sódio nas dietas.

O sal de mesa ou cloreto de sódio possui cerca de 40% sódio. Reduzir o sal usado para cozinhar ou temperar alimentos é uma boa estratégia, especialmente se você quer reduzir o inchaço. A maioria dos alimentos contém algum tipo de sódio, como por exemplo, a beterraba, o leite, e até a água que bebemos contém sódio.
Os alimentos processados que usam o sal como realçador de sabor ou conservante, são especialmente prejudiciais às dietas e é a principal causa dos inchaços, principalmente porque eles contêm quantidades muito mais elevadas de sódio do que você normalmente usaria para temperar seus alimentos em sua cozinha.

A maioria dos brasileiros dos grandes centros urbanos consome de 2 a 3 vezes mais sódio que a quantidade recomendada. E 75% desse consumo tem origem em alimentos processados como frios, enlatados, embutidos, salgadinhos, caldos de carne prontos, etc.

Fique atento para esses aditivos alimentares que não declaram explicitamente o que eles são ou quanto contêm de sódio:
- Glutamato Monossódico (MSG)
- Bicarbonato de Sódio e Fermento em pó
- Alginato dissódico
- Benzoato de sódio
- Hidróxido de sódio
- Nitrato de Sódio
- Propinato de Sódio
- Sulfito de Sódio

Não é porque algo não tem gosto salgado não significa que não é rico em sódio.  Muitos alimentos de condimentos a sorvetes usam o sal como um realçador de sabor ou conservante.


Você pode pensar em substituir o sal por produtos que hoje são oferecidos no mercado e se propõem a substituí-lo. O proclamado “sal light” é um deles. Ele contém cloreto de potássio, que pode ser muito perigoso para certos indivíduos. Potássio em excesso coloca pressão sobre os rins, enquanto que muito pouco pode causar problemas no ritmo cardíaco para pessoas com doenças cardíacas.

As melhores opções são o uso de ervas e especiarias, em vez de sal, para temperar os alimentos, para reduzir a quantidade usada na culinária ou panificação e para evitar alimentos salgados ou processados.

Pensando nisso, a Cuesta Sabores criou uma linha de produtos naturais, sem a adição de sal, conservantes ou glutamato monossódico para facilitar a vida daqueles que precisam ou desejam ter uma dieta saudável sem abrir mão do sabor. 

Confira em nosso site www.cuestasabores.com.br ou www.cuestagourmet.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário