sábado, 20 de abril de 2013

Os sabores da Provença


A cozinha da Provença é definida pela sua paisagem, onde as oliveiras, os arbustos de tomilho, sálvia, alecrim e erva-doce crescem selvagens junto com as árvores de zimbro e louro.

Ao longo da costa do Mediterrâneo, são pescadas anchovas que geralmente são curadas em sal, para preservar e intensificar seu sabor. Esses ingredientes, juntamente com grandes quantidades de alho, conferem à culinária provençal seu caráter ousado e vibrante.
Bouillabaisse


Muitas vezes combinados com tomates, esses sabores fortes são usados para criar essas saborosas receitas provençais, classicamente conhecidas como “bouillabaisse” (ensopado de peixes e frutos do mar), “ratatouille” (cozido de legumes), “salade niçoise” e a maravilhosa maionese de alho, chamada “aioli” que é encontrada em toda Provença.

Aioli

Na verdade, o alho tem tamanha importância na Provença que a região tem uma festa anual no verão chamada “Le grand aioli”.

Ratatouille
Nessa festa, os moradores se reúnem em mesas comunitárias, onde batatas cozidas, beterrabas, vagens, cenouras cultivadas localmente e também bacalhau são servidos juntamente com tigelas de aioli caseiro.
Tudo isso acompanhado, é claro, por um bom vinho rosé seco, ligeiramente fresco, produzido na região. 

Uma receita que capta realmente o espirito da Provença, em minha opinião é o tapenade, uma mistura picante, cheia de sabor,  feita com azeitonas, anchovas, alcaparras e com bastante azeite de oliva, alho, suco de limão e um leve toque de tomilho.

Tapenade

Como na maior parte das grandes receitas provençais, os aromas são robustos, mas não pesados. Os ingredientes são misturados de forma que eles se fundem, criando um novo e delicioso sabor.

Campo de lavanda na Provence

A lavanda é amada na Provença, mas mais frequentemente no campo ou como uma fragrância. Considerada como um símbolo do sul da França, onde ela floresce tão maravilhosamente, a alfazema é muito mais usada como fragrância para sabonetes e velas, do que como um condimento culinário.

As flores secas de lavanda são destaque numa famosa mistura de ervas conhecida por “herbes de Provence”, que incluem tomilho, alecrim, manjerona e sálvia. O tempero FRENCH da Cuesta Sabores é uma opção prática a essa famosa mistura autenticamente provençal.

O tempero FRENCH inclui a dose certa de lavanda, para não fazer a mistura muito floral, mas com uma cor muito bonita e aroma exótico.

Os sabores desse tempero lhe transportará para um belo dia de sol, com um céu bem azul, com um delicioso aroma de alfazema no ar, degustando um bom vinho, saboreando costeletas de cordeiro assadas com aroma de alecrim e pão assado, saído do forno com tapenade e aioli.

E é claro, com uma boa companhia e a maravilhosa paisagem provençal no seu entorno.
Aproveite a vida!

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário