segunda-feira, 23 de setembro de 2013

5 truques para assar ou grelhar peixes e frutos do mar na churrasqueira


Assar ou grelhar peixes e frutos do mar na churrasqueira não é uma tarefa fácil. Os peixes tendem a ser delicados e difíceis de manobrar e quando se trata de alimentos menores, como camarões e vieiras o problema fica ainda maior. Eles são tão pequenos que podem cozinhar demais ou pior ainda cair para o fogo através das grades da grelha.

Realmente, esses alimentos são fáceis de dominar quando você usa alguns truques. Aqui vão algumas dicas para ajuda-lo a grelhar perfeitamente peixes e frutos do mar na churrasqueira.

Mantenha a pele do peixe: Muitas receitas pedem que a pele do peixe seja removida, mas no caso de grelhar ou assar na churrasqueira, isso não é uma boa opção. A carne dos peixes tem estrutura frágil, se você interage muito com ele no processo de cozimento pode despedaçar. Isso dificultará você fazer uma boa apresentação do seu peixe assado e também será complicado servi-lo. Considere manter a pele do peixe e assa-lo em uma única peça. Peixes como truta ou cavala tem pele fina que fica deliciosa e crocante quando grelhada. O salmão e linguado ficam mais saborosos e melhores sem a pele. Você pode remover delicadamente a pele depois que terminar de assar.

Use uma grelha para peixes: Outra forma de impedir que o peixe se desestruture durante o processo é usar uma grelha. Elas existem em várias formas e tamanhos, mas o princípio é o mesmo, a grelha vai manter o peixe no lugar durante o processo. Você vai poder virar o peixe sem que ele despedace ou caia no fogo.

Assar em um pacote: Você não cozinharia um bife no vapor, mas cozinhar um peixe ou frutos do mar é uma excelente maneira de mantê-lo úmido. E você pode fazer facilmente na grelha usando papel alumínio. Basta sobrepor três folhas de papel alumínio e unta-las com azeite ou manteiga. Você também pode adicionar outras coisas em seu pacote, como legumes em fatias finas ou limão. Faça o pacote mantendo um espaço para o vapor circular e dobre bem as bordas. Coloque o pacote na churrasqueira. O tempo médio de cozimento para um filé de salmão ou similar é em torno de 8-10 minutos e cerca da metade desse tempo para camarões ou vieiras. Use luvas de forno e uma espátula para lidar com os pacotes quentes. Abra com cuidado os pacotes para permitir que o vapor quente escape.

Assar em uma prancha: Grelhar frutos do mar em uma prancha é muito mais fácil que assar peixe na grelha. O único truque, é que se você estiver usando uma prancha de madeira, mergulhe-a em água por pelo menos 2 horas antes de usar. Você também pode utilizar uma telha ou uma cerâmica. Outra opção é fazer uma prancha com pelo menos 3 folhas de papel alumínio. Nesse caso, não se esqueça de pulverizar azeite para não grudar. Basta simplesmente espalhar os filés de peixe ou camarões e coloca-la numa posição onde receba menos calor.

Use um palito ou uma grelha: Isso é bom para peças pequenas, como camarão ou vieiras. Usando um espeto tudo fica mais fácil. Isso vai evitar que os alimentos caiam para o fogo e você pode vira-los sem problema. Não quer usar espetos? Faça uma cestinha com 3 folhas de papel alumínio  e asse seguramente seus frutos do mar.

Agora que você já sabe assar, uma boa dica para temperar o seu peixe e frutos do mar usar é o tempero FISH da Cuesta Sabores. Ele é elaborado com ervas e especiarias cuidadosamente selecionadas, que combinam perfeitamente com peixes e frutos do mar.

Aproveite!
Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário