domingo, 6 de abril de 2014

25 temperos mais utilizados no mundo


As misturas de ervas e especiarias são essenciais para muitas cozinhas em todo mundo. Alguns são ícones da culinária regional e representam parte importante da cultura desses povos.

Em cada região existem misturas milenares que são passadas de geração a geração, que foram incorporadas à sua cultura e a tradições ao longo do tempo.

Ter essas misturas em sua cozinha pode ajudar a dar autenticidade e levar sabores exóticos as receitas que você prepara e fornecer inspiração e criatividade para a culinária do dia a dia.

Apresentamos 25 dos principais temperos utilizados nas principais culinárias do planeta. 

Vamos juntos fazer uma viagem ao redor do mundo! Não é necessário passaporte!  Vamos lá!

África

Dukkah
Berbere – É uma combinação explosiva de especiarias picantes, amargas e doces, utilizada na Eritréia, Djibuti, Etiópia e Somália.

Dukkah – É uma mistura egípcia de sementes e nozes tostadas, como avelãs, gergelim, coentro e cominho.


Harissa – Feito de pimentas vermelhas defumadas é destaque nas cozinhas da Tunísia e outros de países do Norte da África.

Ras el Hanout -  É uma mistura de diversas especiarias utilizada na culinária do Norte da África, especialmente do Marrocos.

Ásia

Chinese 5 Spices
Chinese Five Spices – É uma mistura de especiarias pungente que dá aos pratos um equilibrado sabor que caminha entre o doce, salgado, amargo e azedo.

Gomasio -  É um condimento japonês feito de gergelim torrado moído com sal grosso, que fica especialmente delicioso sobre o arroz.

Togarashi – É um condimento japonês feito com sete especiarias, incluindo pimenta vermelha, casca de frutas cítricas, sementes de gergelim e algas.

Europa

Herbes de Provence
Ervas Finas – É uma mistura francesa de quatro ervas frescas ou secas: cerefólio, cebolinha, salsinha e estragão.

Herbes de Provence – É uma mistura tradicional de ervas usadas extensivamente no Sul da França.

Khmeli suneli – É um mix de temperos usados na Geórgia, que inclui nozes, pimentas, coentro, segurelha, pimenta do reino e especiarias amargas como o feno grego.

Quatre Epices – É um tempero francês que significa “quatro especiarias”, incluindo pimenta do reino preta e branca moída, noz-moscada, cravo e gengibre.

Índia

Chaat Masala – É uma mistura picante de especiarias, feita com amchoor (manga desidratada) que é usado polvilhado nos lanches e comidas de rua.

Curry – É uma invenção britânica de inspiração indiana difundido no mundo todo que geralmente inclui açafrão (cúrcuma), coentro, cominho, feno-grego e pimenta vermelha.

Garam Masala
Garam Masala – Garam significa quente e Masala mistura de especiarias, que incluem canela, cardamomo e outras que ativam o metabolismo, fazendo o corpo aquecer.

Panch Phoron – É uma mistura tradicional conhecida por Bengali 5 spices, originária da culinária de Bengala, uma região na parte oriental do subcontinente indiano, que agora se divide entre Bangladesh e Bengala Ocidental. Ela inclui feno-grego inteiro, nigella, cominho, mostarda preta e erva-doce.

América Latina e Caribe

Chilli em pó
Adobo – Um tempero para todos os fins que inclui alho, orégano, pimenta e outras especiarias, usado no México e em outras culinárias latino-americanas.

Chili em pó -  Uma das misturas de especiarias mais comumente encontradas na cozinha da América Latina, que inclui pimenta Ancho, páprica, colorau, cominho e orégano mexicano.

Jerk Spice – Uma mistura jamaicana picante que inclui pimenta vermelha, pimenta do reino preta, pimenta da Jamaica, canela e tomilho.

Baharat

Oriente Médio

Advieh – Uma mistura persa de pétalas de rosas secas e especiarias como canela, cardamomo, cravo, noz-moscada e cominho, comumente usado em arroz e ensopados.

Baharat – Um tempero usado para todos os fins na culinária do Oriente Médio, que inclui pimenta do reino, cominho, canela e cravo.

Za’atar -  De origem libanesa,  é uma mistura perfumada e picante que inclui tomilho, sementes de gergelim e sumac.



América do Norte

Kansas City Rub – Essa mistura doce e defumada, comumente usada para churrasco inclui açúcar
Poultry Spice
mascavo, páprica e outros temperos.

Picles Spice – Proporciona um sabor complexo às conservas de frutas e legumes, geralmente contém folhas de louro, sementes de mostarda e pimentas.

Poultry Spice – É uma combinação aromática e amadeirada para temperar aves, composta por sálvia, tomilho e outras ervas e especiarias.


Pie Spice – É uma mistura de especiarias quentes como canela, noz-moscada, gengibre e cravo usado em tortas e doces.

A Cuesta Sabores oferece uma linha de temperos especiais inspirados nas principais culinárias do mundo, que levam você a uma viagem de sabores, cores e aromas. Experimente!

Ozana Herrera

2 comentários: