quinta-feira, 1 de junho de 2017

Como preparar caldo de galinha caseiro.


Não use caldo de galinha em tabletes. Além de ter excesso de sódio, que é muito prejudicial à saúde, eles contêm glutamato monossódico, um verdadeiro veneno para o nosso organismo.

O caldo de galinha feito em casa, além de ter um melhor sabor, possui mais nutrientes e é incomparavelmente saudável.

É muito fácil de fazer, demanda pouco esforço e um pouco de tempo e paciência. Mas o resultado vale muito a pena. Você pode utiliza-lo em sopas, guisados, risotos e muito mais!

A receita de um bom caldo de galinha, é feita com as partes menos nobres do frango (asas, pescoço, carcaça, peles) e também com alguns legumes, ervas, especiarias e água.

Um caldo de galinha básico demora cerca de 2 horas de cozimento para ficar pronto. Mas se você prefere um caldo com sabor mais profundo e mais encorpado, isso demandará muito mais tempo de cozimento.

A quantidade de ossos e o tempo de cozimento é que determinam o sabor do caldo. Opte por usar um volume maior de frango, especialmente as partes com mais ossos. Cozinhe lentamente em fogo baixo por muitas horas, para obter sabores e aromas mais intensos.

O caldo de galinha perfeito, pode ser obtido com a receita abaixo. Você pode cozinha-la no mínimo em 2 horas, para obter um bom caldo. Para a excelência em caldo, eu recomendo as 12 horas de cozimento lento, em fogo baixo.

Ingredientes
1 Kg de asas, peles e carcaça de frango
4 cenouras picadas
1 cebola picada grosseiramente
1 talo de aipo com as folhas picado
1/2 xícara de salsinha
3 raminhos de tomilho fresco
3 dentes de alho descascados
1 colher de chá de sal PINK SALT
10 grãos de pimenta do reino inteiros
2 colheres de sopa de tempero CHICKEN/POULTRY
Água fria (10 a 12 xícaras)

Modo de Preparar
Use uma panela alta e grande o suficiente para que todo o frango e vegetais fiquem imersos e para que também sobre espaço para a água ferver.

Junte todos ingredientes, cubra com a água e cozinhe em fogo bem baixo por 12 horas seguidas. Coe o caldo numa peneira. Descarte as partes sólidas. Tampe, espere esfriar e deixe descansar durante à noite na geladeira. Antes de usar, retire e descarte a camada de gordura que se formou no topo da vasilha.

Armazene em recipientes com tampa, bem limpos, que possam ser hermeticamente fechados. Se armazenado na geladeira use no prazo de 3 dias, no freezer, congelado, em 3 meses.

Ozana Herrera




Nenhum comentário:

Postar um comentário