sábado, 24 de junho de 2017

Quinoa: O antigo grão do futuro

Quinoa mix de grãos
Provavelmente você já experimentou Quinoa, um grão integral saudável, que tem um sabor de nozes e textura delicada. 

A Quinoa é muito antiga, os Incas a cultivaram por milhares de anos nos Andes e a consideravam ‘a mãe de todos os grãos’. A sabedoria dos Incas atravessou o tempo e atualmente a Quinoa é considerada o alimento do futuro.

Nutricionalmente, ao contrário do trigo e do arroz, a Quinoa é uma proteína completa. Recentemente foi reconhecida pelas Nações Unidas como ‘superfood’ por seus benefícios à saúde. Os grãos de Quinoa são compostos por fibras dietéticas, fósforo, magnésio e ferro. Também não contém glúten, são fáceis de digerir, cozinham em 20 minutos e existem 111 calorias em cada ½ xícara de Quinoa cozida.

Os grãos de Quinoa nascem em um arco-íris de cores, mas as mais comuns são a vermelha, preta e branca. O sabor e o valor nutricional são semelhantes entre elas. Os grãos da Quinoa branca tendem a ter um cozimento mais macio e ficam mais aglutinados, enquanto os grãos da Quinoa vermelha e preta têm uma textura mais crocante e ficam mais soltos.

Quinoa cozida
A Quinoa é nutricionalmente conhecida pelo seu teor de proteínas, cuja quantidade não é tão impressionante. O que conta mesmo é o tipo de proteína. A Quinoa tem o equilíbrio perfeito entre os nove aminoácidos essenciais para a nutrição humana. Esse tipo de proteína completa raramente é encontrado em vegetais, embora seja comum nas carnes.

Antes de cozinhar, os grãos de Quinoa precisam ser bem lavados e enxaguados várias vezes. As sementes da Quinoa são revestidas de saponina, uma substância amarga que protege as sementes dos predadores.

Quinoa cozida no caldo de galinha
Uma maneira simples que cozinhar Quinoa é combinar 1 xícara de Quinoa para 2 xícaras de água ou caldo de carne, frango ou legumes em uma panela média. Deixar ferver em fogo alto. Reduzir para o fogo baixo, tampar e mexer até ficar macia e a maior parte do liquido ter sido absorvido, isso demora cerca de 15 a 20 minutos. Afofe com um garfo antes de servir. Quando estiver pronta, os grãos ficarão translúcidos e o fio branco que faz parte da semente ficará visível. Uma xícara de Quinoa seca rende 3 xícaras de Quinoa cozida.

A Quinoa em flocos pode ser usada de forma semelhante de como você usa aveia. Crocante, nutritivo e surpreendentemente versátil, a Quinoa em flocos é um ingrediente saboroso que pode ser usado em tudo, desde o café da manhã até como um substituto sem glúten para a farinha de rosca clássica.

A farinha de Quinoa é versátil suficiente para substituir a farinha comum em muitas receitas. Algumas receitas ganham uma nova vida substituindo a farinha comum por 50% de farinha de Quinoa. Testamos algumas receitas e os resultados foram surpreendentes.

As panquecas feitas com 25% de farinha de Quinoa ficaram muito macias e com um sabor particularmente maravilhosos. O pão caseiro com adição de 25% de flocos de Quinoa ficou com uma textura leve e fofa. Não recomendo substituir 100% com farinha de Quinoa. Até 50% o pão fica com uma textura de pão integral. Os muffins com 25% de farinha de Quinoa são úmidos, macios e o sabor de nozes da Quinoa faz com que fiquem com um sabor maravilhoso.


A Cuesta Sabores oferece Quinoa Real, Quinoa Real mix, Farinha de Quinoa Real e Quinoa Real em Flocos.

Ozana Herrera



 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário