sábado, 16 de março de 2013

10 Ervas e especiarias para turbinar a sua saúde


As ervas e especiarias podem fazer muito mais do que melhorar o sabor dos alimentos. Elas podem promover saúde e bem-estar através de benefícios que vão desde prevenção ao envelhecimento até a inibição de doenças degenerativas.

É possível transformar o sabor de quase todos os alimentos com a simples adição desses maravilhosos “medicamentos” naturais. Seja qual for a forma de preparo, ao acrescenta-las à sua dieta você estará adicionando inúmeros de benefícios à sua saúde.

Elas têm poder antioxidante. O consumo de antioxidantes é muito importante para a saúde porque eles ajudam a prevenir o câncer, doença de Alzheimer, doenças do coração e o envelhecimento precoce.

Em geral, as quantidades de antioxidantes disponíveis nas especiarias são bem maiores do que os encontrados nas frutas e legumes. Isso significa que você consegue mais benefícios consumindo menores quantidades. Por exemplo, uma colher de chá de canela, tem o mesmo potencial em antioxidantes do que um copo de suco de romã ou meia xícara de frutas vermelhas.

As ervas e especiarias que se destacam por seus antioxidantes e benefícios à saúde são:

Canela - Três proteínas-chave são muito importantes na sinalização da insulina, transporte de glicose e resposta inflamatória. A canela possui propriedades que liberam essas proteínas. Apenas ¼ de colher de chá de canela por dia pode ajudar a reduzir o risco de fatores associados à síndrome metabólica (níveis elevados de triglicérides, colesterol e de glicose no sangue) - de 10 a 30%.

Um estudo feito em animais demonstrou que a canela impediu a resistência à insulina, mesmo naqueles que comiam uma dieta rica em frutose. A canela tem propriedades antimicrobianas e consegue bloquear o crescimento de bactérias, fungos e leveduras. Também tem propriedades anticoagulantes e anti-inflamatórias, que ajudam reduzir a aglutinação de plaquetas sanguíneas. Suspeita-se que a canela também estimula as funções cerebrais. De todas as especiarias, canela é uma das mais ricas fontes de antioxidantes.

Gengibre – Gingerol, o ingrediente ativo do gengibre é comprovadamente eficaz no controle de vômitos e náuseas.  Além de ser um poderoso antioxidante, o gengibre também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, estimular a circulação e aliviar a dor. Auxilia na digestão e é muito útil para pessoas que sofrem com os efeitos secundários da quimioterapia. Por suas propriedades anti-inflamatórias pode ser um excelente aliado na luta contra doenças cardíacas, câncer, doença de Alzheimer e artrite.

Orégano - O Timol e o Carvacrol são dois potentes componentes do orégano que possuem propriedades antibacterianas.  O orégano tem princípios ativos que matam as bactérias hostis no trato intestinal sem danificar as bactérias benéficas.  É um aliado eficaz contra infecção por Candida albicans em todas as partes do corpo, particularmente, nas cavidades nasais. Ele tem 4 vezes mais atividade antioxidante do que os mirtilos.

Alecrim – Ter um vaso de alecrim dentro de casa é como ter um filtro de ar natural e refrescante, além de ser útil para uso na culinária. Segundo pesquisas, o alecrim é capaz de interromper as mutações genéticas que podem levar ao câncer, e pode também ajudar a prevenir os danos aos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de ataque cardíaco.

Em uma pesquisa recente, realizada nos EUA, os pesquisadores descobriram novas propriedades medicinais no alecrim. Nos testes realizados em humanos, ele se mostrou ser também um grande aliado para promover agilidade mental e pode ser usado para combater e tratar a Doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, que atinge mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Cúrcuma ou Açafrão-da-Terra - Este tempero amarelo brilhante, ícone da culinária indiana, é considerado um dos mais poderosos “curadores” da natureza. É um potente anti-inflamatório que atua de forma tão eficaz quanto drogas como a hidrocortisona e fenilbutazona. A cúrcuma é muito eficiente no tratamento de doenças inflamatórias do intestino, doença de Crohn, colite ulcerativa, artrite reumatoide, fibrose cística, câncer e doença de Alzheimer. Uma pesquisa recente aponta-o como eficiente na proteção cardiovascular e do fígado.

Quando combinado com os vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, etc.), a cúrcuma tem demonstrado prevenir o câncer de próstata e bloquear o crescimento de tumores já existentes. Num experimento, ela impediu o câncer de mama de se espalhar para os pulmões dos camundongos. Pode prevenir o melanoma e causar a morte de células da doença já instalada. A cúrcuma também pode impedir a ocorrência de metástases de formas diferentes de câncer. Por suas propriedades, tem sido estudada para reduzir o risco de leucemia infantil e tem se mostrado uma promessa em retardar a progressão da esclerose múltipla. É um desintoxicante natural do fígado e um dos analgésicos mais eficazes da natureza na inibição da dor (COX-2).

Alho – Essa maravilha da natureza destrói as células cancerígenas e pode alterar o metabolismo de células tumorais. Estudos mostram que dois dentes de alho semanalmente são benéficos para fornecer proteção contra o câncer. Um estudo recente mostrou que a ingestão de alho estimula a produção de sulfureto de hidrogênio, que atua como um antioxidante e transmite sinais celulares que relaxam os vasos e aumentam o fluxo sanguíneo.
O alho também tem uma boa reputação como preventivo e tratamento para o resfriado comum. É usado para tratar os sintomas de acne e não há evidências de que pode ajudar na gestão de níveis elevados de colesterol.

Sálvia - Esta erva contém flavonoides, ácidos fenólicos e enzimas que manipulam o oxigênio. Isto resulta na sua capacidade para prevenir danos às células. A sálvia pode combater artrite reumatoide, asma brônquica e aterosclerose. Ela também pode promover melhorias nas funções cerebrais. Um estudo mostrou que pessoas que receberam óleo essencial de sálvia melhoraram significativamente suas habilidades de recuperação quando comparadas com aquelas que receberam um placebo.

Pimentas vermelhas - Estas pimentas contêm capsaicina, um composto anti-inflamatório poderoso que ajuda a aliviar a dor. Eles aliviam o congestionamento dos pulmões e nariz, aumentam a imunidade, previnem úlceras estomacais matando bactérias, ajudam na perda de peso, reduzem o colesterol no sangue, controlam os níveis de triglicérides, e previnem o câncer, incluindo câncer de estômago.

Coentro - Esta erva é eficaz contra o inchaço, níveis elevados de colesterol, diarreia, úlceras na boca, anemia, digestão, distúrbios menstruais, conjuntivite e doenças de pele. É um poderoso antioxidante e contém vitaminas A e C e minerais. É protetor dos olhos, impedindo a degeneração macular e acalmando-os contra o estresse. Ele tem um efeito estimulante sobre o sistema endócrino que por sua vez estimula a produção de insulina, o que resulta em seu aumento no sangue para ajudar na assimilação e absorção de açúcar e também reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Salsa - Dentre as muitas propriedades da salsa, destaca-se a capacidade de lutar contra o câncer. Estudos em animais demonstraram que a salsa inibe a formação de tumores, particularmente nos pulmões. Ela neutraliza substâncias cancerígenas, incluindo as encontradas na fumaça do cigarro. É uma boa fonte de antioxidantes como o betacaroteno e de nutrientes saudáveis para o coração, como o ácido fólico e vitaminas A e C.

A Cuesta Sabores (www.cuestasabores.com.br) criou temperos que incluem essas ervas e especiarias. Saudáveis, sem adição de sal, conservantes, corantes ou glutamato monossódico, eles podem ser um aliado na conquista de uma vida mais saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário