quarta-feira, 27 de março de 2013

Alho: O Antibiótico Natural


O alho é conhecido há séculos como um antibiótico natural que destrói bactérias desnecessárias e prejudiciais ao organismo. Uma de suas ações importantes é a de emulsificar o colesterol e ajuda-lo a se soltar das paredes arteriais. Também é eficaz no tratamento da pressão alta, febre, parasitas, vermes, envenenamento por nicotina, cólicas e infecções fúngicas.
alho
Essa erva maravilhosa tem sido usada desde os tempos antigos, tanto como alimento quanto como medicamento.  É um dos mais antigos remédios conhecidos pelo homem e tem sido cultivado e usado desde os tempos imemoriais para o tratamento de muitas doenças.
Os construtores das pirâmides do Egito eram pagos com as moedas do reino e com alho e cebola, mercadorias valiosas na época. O alho também era fornecido aos escravos com a finalidade de aumentar a resistência, a força, bem como protege-los de doenças.
O papiro de Ebers, de 1500 aC, um dos primeiros documentos farmacológicos sobre ervas, menciona a utilização do alho em aplicações externas em ferimentos.
O alho é mencionado na literatura de todos os reinos do mundo antigo: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. Os atletas dos jogos Olímpicos da Grécia antiga, tradicionalmente mastigavam um dente de alho antes de participar dos jogos. Galeno, um médico grego antigo, falava do alho como a “panaceia do homem comum”. Hipócrates prescrevia o alho para a cura de tumores uterinos. Discoríades, o médico chefe do exército romano no século I dC, usava o alho para tratar vermes intestinais.
Os vikings e os fenícios sempre carregavam alho em suas viagens oceânicas. Foram os cruzados que levaram o alho para a França. No Japão e na Coréia, ele foi provavelmente introduzido juntamente com o budismo, cerca de 30 aC.
Por volta de 1772, quando a humanidade sofria com a Peste, o alho foi o ingrediente principal de uma fórmula famosa, chamada “Four Thieves Vinegar” ou “Vinagre dos Quatro Ladrões”, usada com sucesso em Marselha, como prevenção. Relata-se que esses ladrões, saqueavam os corpos das vítimas da “Peste”, mas não se contaminavam, por usar essa “proteção”.
O uso do alho como antisséptico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), no controle de supuração de ferimentos, salvou muitas vidas.
O alho, que é primo do lírio, tem sua origem na Ásia Central ou na Índia, onde os povos até hoje conservam o costume de comer alho cru e gozam de longevidade e da menor incidência de câncer do planeta.
Alho Negro
Seus constituintes químicos, equivalem a 25% de óleo volátil, 25% de mucilagem, albumina, açúcar, amido, fibrina e 50% de água. O óleo é uma substância bastante complexa, de odor forte, intensamente penetrante que consiste de compostos de alilo de enxofre.
O consumo de alho equilibra a circulação do sangue e é útil para todas as afecções e infecções respiratórias, destacando-se ser um excelente expectorante. Ele tem uma afinidade especial com o trato respiratório, influencia beneficamente as secreções brônquicas e se difunde rapidamente por todo sistema.
Seu consumo estimula a produção de sucos gástricos e tem propriedades ativas para corrigir quaisquer problemas fermentativos ou gasosos no estômago. Estimula o crescimento saudável de bactérias amigáveis como os acidófilos, bífidos, etc
O óleo de alho é tão popular na medicina russa, que se referem a ele como “penicilina russa”. Hospitais e clínicas o utilizam na forma de vapores inalantes, extraídos de seus óleos voláteis.
Suas propriedades anti-helmínticas tem ação mortal a vários tipos de vermes.  Também tem demonstrado ser um poderoso agente preventivo na formação de tumores.
Extratos de alho cru podem matar uma vasta variedade de micro-organismos, in vitro, incluindo fungos, bactérias, vírus e protozoários, o que comprova seus efeitos antimicrobianos. Sua aplicação tópica produz comprovada ação antibiótica no local.
Com esses efeitos tópicos, pesquisadores buscam torna-lo útil para infecções intestinais bem como para combater a Helicobator pylori, uma bactéria que infecta a mucosa do estômago humano e é a causa de muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e até do câncer de estômago.
O alho também demonstrou ser útil no tratamento da hiperlipidemia, a concentração elevada de colesterol e triglicérides no sangue. A alicina e outros componentes do alho ajudam na biossíntese do colesterol. O alho também concentra selênio, numa forma rapidamente absorvível, que pode explicar seus efeitos antioxidantes e aparentes propriedades quimio-preventivas.
A maior segurança contra as epidemias e as doenças que matam, é manter o organismo saudável. Os germes, vírus, vermes, parasitas que sobrevivem das toxinas, muco e dos resíduos alimentares, geralmente são os precursores das doenças mais sérias. Se eles não encontrarem uma forma de entrar no nosso organismo, não poderão atacar uma célula saudável. Incluir o alho no hábito alimentar, pode ajudar a combater e prevenir uma série ameaças de uma maneira natural e saudável.
Os temperos da Cuesta Sabores (www.cuestasabores.com.br) além serem totalmente naturais, sem adição de sal, glutamato monossódico ou qualquer química também incluem o alho e outras ervas e especiarias em sua composição, que ajudam a prevenir muitos males que afetam a saúde. Experimente !
Tempere sua vida. Adicione alho à sua dieta e melhore a sua saúde!
Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário