domingo, 3 de março de 2013

Como preparar legumes saborosos com ervas e especiarias



Cozinhar os legumes com a adição de ervas e especiarias faz uma grande e inesquecível diferença aos pratos que você prepara.  Aprenda a usar esses pequenos recursos e impressione sua família e convidados.  Mesmo o prato comum de legumes que você prepara no dia a dia, pode se transformar em um prato extraordinário com sabores incríveis e muito mais saudáveis.

Ervas como orégano, manjericão, salsinha, tomilho, salsão, estragão, coentro, cominho, endro, gengibre, alho, alho-porró, capim-limão, sálvia e açafrão fazem a diferença no aroma,  cores e sabores dos seus pratos. Especiarias como a canela, noz-moscada, cravo também podem ser adicionadas para temperar alguns vegetais.

Adicionar amêndoas, nozes picadas ou cogumelos em pratos de legumes também são uma ótima maneira de dar mais sabor e tornar a refeição mais nutritiva. Os vinagres e azeites aromatizados são excelentes aditivos de sabor e podem ser usados em saladas, para grelhar vegetais, carnes e peixes.

O Sal, as pimentas, a cebola, o alho e os sucos de frutas (especialmente as cítricas), têm sido usados como realçadores de sabor ao longo dos tempos. Hoje, com a popularidade do estilo “gourmet” de cozinhar, uma vasta variedade de ervas e especiarias vem sendo agregadas a esses ingredientes tradicionais, trazendo novas opções e experiências na cozinha.

A seguir, apresentamos um guia com as melhores combinações de legumes ou hortaliças com ervas e especiarias. Os pratos preparados com essas combinações tem sucesso garantido!

Legume/Hortaliça
Ervas e especiarias
Batata doce
Noz-moscada, canela
Batatas
Alho, manjericão, hortelã e sálvia
Abóboras
Tomilho, manjericão, alecrim.
Abobrinha
Manjericão, salsa e orégano.
Couve
Coentro e cominho
Milho
Manjerona, sálvia, endro e tomilho; manjericão e alecrim.
Brócolis
Manjericão e orégano
Cenouras
Cominho, sálvia, gengibre.
Ervilhas
Tomilho
Feijão
Alho, cebola, orégano e manjericão.
Berinjelas
Manjericão e salsinha
Alho-Poró
Alho e gengibre
Couve de Bruxelas
Salsinha e alho, nozes, raspas de laranja.
Aspargos
Estragão, manjericão
Beterraba
Gengibre  e canela (suco de limão para manter a cor)
Espinafre
Manjericão, alho, endro e limão.

Use essas combinações em vegetais frescos, congelados ou em conserva, a adição de ervas e especiarias vai melhorar muito o sabor dos ingredientes. A mistura de vários vegetais proporciona interessantes cores e sabores tornando o prato mais atrativo. Em algumas receitas adicionar nozes picadas, pimentas e tomates secos pode ser uma excelente opção.

As ervas frescas podem ser sempre substituídas por ervas secas. Mas, tome cuidado com a quantidade. As ervas secas são mais concentradas e podem facilmente dominar o sabor dos legumes.

Uma dieta saudável é aquela que tem a maior variedade de alimentos frescos e nutritivos. Abuse dos azeites, vinagres aromatizados e dos sucos de frutas nas marinadas e surpreenda-se com a explosão de sabores. Mesmo quem não gosta de vegetais vai aprovar o seus novos sabores.

Ao combinar ervas e especiarias no preparo de legumes ou hortaliças, você não estará adicionado apenas mais sabor aos alimentos, mas sim tornando seus pratos mais nutritivos e especiais. Suas refeições serão transformadas em extraordinárias experiências de saúde alimentar, tão ricas em vitaminas e nutrientes, quanto em cores e sabores.

Os temperos ITALIAN, GREEK, FRENCH, VEGGIE e THAI da Cuesta Sabores são indicados para dar sabor a pratos de legumes e hortaliças. Os temperos VEGGIE e THAI  foram desenvolvidos especialmente para vegetais grelhados, saladas. 

Experimente adicionar nosso Pesto TOMATO, produzido com tomates secos da melhor procedência, em suas saladas e legumes ao vapor. Use também nossas AMÊNDOAS CHILENAS DEFUMADAS em suas saladas e os Cogumelos SHIITAKE, SHIMEJICHILENO e PORCINI em seus pratos de legumes.

Tempere sua vida com nossos melhores sabores! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário