sábado, 16 de março de 2013

Cúrcuma ou Açafrão da Terra


Há milhares de anos, as culturas antigas da Ásia utilizam o açafrão (Curcuma longa) tanto para temperar os alimentos quanto para fins medicinais.  

O açafrão que é da família do gengibre muitas vezes é chamado de cúrcuma. O nome cúrcuma é derivado da palavra persa “Kurkum”, que significa “açafrão” que por sua vez tem origem na palavra árabe “Za’faran” que significa amarelo. 

Depois de colhido, seus bulbos são cozidos, secos e moídos e se transformam em uma especiaria de cor amarelo profundo, usada tanto como tempero quanto como um corante natural para queijos, mostarda, etc. É também o ingrediente principal do “curry” e muito é usado na cozinha asiática, principalmente na culinária indiana.

As propriedades medicinais do açafrão (Curcuma longa) apesar de serem reconhecidas há milênios pela medicina chinesa e ayurvédica, somente após os avanços da ciência moderna foi possível conhecer seus componentes ativos se obter uma base científica para sua utilização terapêutica no Ocidente. A curcumina, o principal componente ativo do açafrão tem sido pesquisada desde 1910, quando sua estrutura química foi aprovada. 

Após décadas de pesquisas, os cientistas descobriram que a curcumina além de ser um tempero culinário, tem também muitas propriedades medicinais, destacando-se as anti-inflamatórias, antibacterianas, antidiabéticas, antioxidantes, preventivas ao câncer além de ser eficaz no controle dos níveis de colesterol. Pesquisas recentes mostram os detalhes de como a curcumina atua no organismo para prevenir e tratar doenças.
Bulbos de Cúrcuma in natura

O corpo humano e o dos animais são constituídos por uma rede complexa de células que se comunicam e trocam informações entre si para promover crescimento, combater doenças, processar nutrientes, criar hormônios e executar outras funções vitais. Essa tarefa é realizada pelas moléculas de sinalização presentes em todo organismo, que atuam como mensageiros das células, fornecendo informações cruciais para o bom funcionamento de todo sistema.

Quando as células não conseguem se comunicar corretamente, surgem as doenças. A diabetes, por exemplo, acontece devido a uma falha de comunicação das células pancreáticas, que são responsáveis pela produção de insulina. A esclerose múltipla é causada por uma falha nas células nervosas que não conseguem levar informações de uma parte do cérebro para outra.

A curcumina ajuda a melhorar a comunicação celular. Segundo as pesquisas, ela pode influenciar diretamente muitas dessas moléculas de sinalização, modulando-as.
Muitos ensaios “in vitro”, tem demonstrado que a curcumina ajuda a impedir o crescimento de células cancerosas e que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, pró-apoptóticas, quimiopreventivas, quimioterápicas, antiproliferativas, cicatrizantes, antiparasitárias e antimaláricas.

Cúcuma em pó
Em estudos com animais, a curcumina tem se mostrado ativa contra a diabetes, obesidade, distúrbios neurológicos e psiquiátricos (tais como depressão, doença de Alzheimer e doença de Parkinson), câncer (em particular o câncer de cólon) e sintomas relacionados ao câncer como fadiga, dores neuropáticas e déficit cognitivo. Seu uso tem se mostrado potencial contra doenças crônicas que afetam os olhos, pulmões, fígado, rins, sistemas gastrointestinal e cardiovascular.

Ensaios realizados com animais e humanos tem comprovado sua eficiência no alívio da rigidez e dores da artrite, sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais. Também tem demonstrado ser um protetor do fígado e da vesícula biliar. Extratos de curcumina tem se mostrado promissores no combate a formação de placas amiloides, consideradas como a causa da doença de Alzheimer.

Portanto, seu consumo é uma ótima maneira de ajudar a prevenir uma infinidade de doenças. Use o açafrão como um condimento para pratos de arroz, frango ou peixe. Misture com manteiga derretida e adicione a legumes cozidos, massas ou batatas.

Se preferir você pode consumir o açafrão nos temperos MAROCCAN e VEGGIE da Cuesta Sabores. Adicione um pouco de tempero à sua vida e usufrua de longevidade e saúde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário