quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dieta Paleo

A Dieta Paleo enfatiza o consumo dos alimentos que nossos ancestrais comiam, ou seja, carne magra, peixes, frutas, legumes e nozes. Sem os grãos.

De tempos em tempos surgem receitas mágicas, que apregoam que devemos mudar nossa dieta, comendo o que comiam nossos antepassados. Como se isso fosse possível. 
Houveram inúmeros melhoramentos genéticos nos alimentos, empobrecimento dos solos e inúmeras variáveis que faz com isso seja praticamente impossível. 

Na defesa dessas ideias, eles se apegam num determinismo genético ou evolutivo, alegando que os seres humanos foram “projetados” para comer muita carne e que hoje está acima do peso e desenvolveu doenças crônicas, porque deixou de seguir sua dieta ideal.

Os que defendem a Dieta Paleo, partem do princípio de que os primeiros humanos eram caçadores e
coletores, que consumiam quase que exclusivamente carne magra, frutas e vegetais crus. Não consumiam produtos lácteos e nem grãos de cereais. Eles afirmam que os humanos antigos consumiam muito mais proteínas que os atuais, mais fibras, nenhum açúcar refinado e o quase nada de sódio.

São milênios que nos separam da Era Paleolítica. Qualquer evidência sobre as dietas dos nossos ancestrais são muito pífias e incertas. Os primeiros humanos viveram em nichos ecológicos com diferentes fontes de alimentos, com um solo mais rico em nutrientes e nenhuma poluição. A vida era dura na Era Paleo. Não se tinha muita escolha. A sobrevivência falava mais alto. Eles comiam tudo que passava pela frente ou que conseguiam pegar.

Não há indícios de doenças cardíacas ou câncer nos antepassados do Paleolítico, mas isso se deve por eles não viviam o suficiente para desenvolvê-las. Morria-se muito jovem. Muitos certamente sofriam de deficiência de nutrientes e fome.

Um aspecto positivo das Dietas Paleo é que eles condenam as “junk food”, açúcares refinados e o excesso de sal. Enfatizam os alimentos ricos em nutrientes e fibras como as frutas, vegetais e nozes. Mas não incluem alimentos saudáveis como os grãos integrais, laticínios e feijão.

Na minha opinião a melhor dieta é aquela que integra todas as categorias de alimentos, de maneira equilibrada, fornecendo um amplo leque de nutrientes como as vitaminas, minerais, antioxidantes, etc. Minha preferência é por produtos cultivados sem agrotóxicos.

E você o que pensa sobre a Dieta Paleo? Deixe sua opinião!

Seja qual o tipo de dieta que você adere, você sempre vai precisar bons produtos e de um bom tempero para as suas receitas. Conheça a nossa linha de produtos saudáveis, ideais para qualquer tipo de dieta.
Ozana Herrera

 Cuesta Gourmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário