sábado, 28 de novembro de 2015

Benefícios do Sal Marinho

O sal apesar de comum é um alimento extraordinário. Ele está presente em todas nossas refeições e nós damos pouca importância a ele. 

O que seria do nosso paladar sem o sal?

O sal marinho, em especial é o sal mais comum no Brasil e seus benefícios surpreendentes fazem desse ingrediente precioso um produto especial e que trás muitos benefícios à saúde se consumido com moderação.

Como é colhido
O sal marinho é colhido por evaporação. Nas salinas, a água do mar que é rica em minerais e nutrientes é represada em grandes lagos rasos.  Num processo muito lento, com o calor do sol e a ação do vento, essa água evapora e seus minerais e nutrientes se cristalizam, formando o sal.

Flor de Sal
A primeira camada de cristais de sal coletada nas lagoas de evaporação é onde se acumulam os minerais e nutrientes mais nobres. Esse produto é conhecido por Flor do Sal. Para cada 80 kg de sal colhido, são produzidos 1 kg de Flor de Sal. É um produto nobre e muito valorizado no mercado gourmet e da saúde. É conhecida como “o caviar dos sais” devido ao seu sabor mais complexo e cheio de nuances.

Processamento do Sal
O sal marinho verdadeiro recebe pouco ou nenhum processamento adicional. Uma vez evaporado ele retém os minerais e outros componentes naturais após a evaporação. Esses elementos que incluem nutrientes como magnésio, potássio e cálcio, adicionam sabor e muitas vezes cor ao sal. São sabores sutis que variam conforme a água do mar do local onde o sal é colhido. E sua cor é influenciada por partículas minúsculas que lhe dão uma cor cinzenta, como o famoso sal francês de Guerande ou vermelho, como o não menos famoso sal vermelho ou sal negro do Havaí, com partículas de lava vulcânica vermelha ou preta.

Sabor & Saúde
Tanto o sal marinho natural quanto o sal de mesa comum (processado), ambos contêm praticamente a mesma quantidade de sódio, portanto não oferecem nenhuma vantagem para aqueles que desejam reduzir o consumo de sódio. Mas em termos de saúde, sabor e qualidade o sal marinho supera o sal comum por ser minimamente processado, não conter aditivos e privilegiar os minerais naturais.

 Cuesta SaboresO sal de cozinha comum, iodado, o tempero mais popular do planeta é excessivamente processado e não oferece esses importantes minerais e nutrientes naturais. Para refina-lo são usados muitos aditivos químicos para branquear, não deixar aglutinar entre outras coisas, que os minerais naturais originais, retirados da água evaporada que fazem do sal um alimento nutritivo e essencial à vida, se desnaturalizaram.


Conheça a nossa linha de Sais Gourmet. São feitos com a mais pura Flor de Sal, rica em nutrientes e minerais naturais, sem químicas, sem aditivos. Descubra os benefícios do sal marinho para sua saúde e os seus maravilhosos sabores, capazes de engrandecer qualquer receita.

Ozana Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário