terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como aromatizar azeites

A técnica de infundir sabores e aromas em azeites é utilizada por diversas culturas ao redor do mundo há milhares de anos. Os azeites flavorizados e aromatizados são fantásticos para usar em saladas, aspergir sobre massas ou simplesmente comer como aperitivo, com uma bela fatia de pão artesanal.

Os azeites aromatizados comprados em lojas são muito caros e nem sempre são feitos com o seu azeite predileto. Você pode economizar fazendo o seu e ainda lucrar com isso. É muito fácil de preparar e não faz sujeira nenhuma. Facilmente você prepara diversos sabores para consumir ou dar de presente aos seus amigos. Com certeza eles irão adorar e pedir mais.

O que você vai precisar:

1 garrafa grande de azeite de boa qualidade ou extra-virgem
1 copo de medição, de preferencia com bico
Algumas garrafas bonitas
Ervas e especiarias secas
1 funil
Colheres de medida
rolhas

Como fazer?

Primeiro, certifique-se que as garrafas e rolhas estejam bem limpas. Lave-as com água fervente e um pouco de detergente para desinfetar, enxague  bem e deixe secar, com a boca virada para baixo para escorrer toda água.

Infusão a frio: Adicione 2 colheres de sopa de ervas secas e especiarias (conforme os sabores desejados) na garrafa, utilizando o funil. Despeje o azeite até encher o vasilhame, tampe-o e coloque-o em infusão num armário escuro por 3 ou 4 semanas, para permitir que os sabores se desenvolvam. Está pronto. Se preferir, coe o conteúdo e devolva de volta à garrafa, usando o funil.

Infusão a quente: Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Para infusão a quente, sugiro que você use um azeite comum de boa qualidade, não é necessário usar o extra-virgem. Adicione ¼ de xícara de ervas secas e especiarias (conforme os sabores desejados). Abaixe o fogo e deixe ferver por alguns minutos. Não deixe a temperatura ultrapassar 180ºC. Controle-a usando um termómetro culinário. Se o azeite ultrapassar essa temperatura perde suas propriedades. Deixe esfriar e coe. Transfira para as garrafas usando um funil.

Usando ervas aromáticas secas e especiarias, os sabores desses azeites duram até um ano. Guarde sempre num armário escuro, isso ajuda a conservar melhor.

Usando ervas frescas.

É possível utilizar ingredientes frescos. O problema é que eles têm umidade e isso pode levar ao crescimento de bactérias e tornar o azeite impróprio para o consumo. Utilizando ervas frescas os cuidados de preparo são mais exigentes e a vida útil do azeite bem curta. 

Aqueça o azeite em fogo médio, adicione os agentes aromatizantes, deixe ferver por 2 ou 3 minutos em fogo baixo, sem ultrapassar 180ºC. Espere esfriar, coe e transfira para as garrafas. Coloque-as no freezer para congelar. Quando for usar retire-a do freezer e mantenha no refrigerador, use o azeite no prazo de 10 dias, mantendo sempre refrigerado.

Para esse preparo, sugiro que você use garrafas pequenas, para evitar desperdício devido a curta vida útil do azeite. Você pode colocar ramos de ervas como alecrim, manjericão, louro, tomilho, orégano, etc.  Use especiarias inteiras como pimentas, canela, cravo, gengibre, alho, etc. Lave tudo e seque muito bem. Uma vez que serão usados no prazo de 10 dias, eles não estão susceptíveis a ficar rançosos ou criar bolor. E isso deixa o seu azeite muito bonito e decorado.

Que ervas usar?

Os azeites podem ser aromatizados com apenas um ingrediente ou com uma mistura deles, que vai infundir um sabor e aroma complexo a ele. Pense no tipo de comida que você gosta. Procure usar as que você encontra na sua região.

Aqui estão algumas ideias:

Azeite com pimenta: Use flocos de pimenta secas variados (calabreza, do reino, rosa, malagueta)
Limão e alho: Casca de limão siciliano e dentes de alho,
Ervas aromáticas italianas: orégano, alecrim, tomilho, manjericão,
Alho e erva-doce: Dentes de alho e sementes de erva doce,
Mediterrâneo: Manjericão, flocos de pimenta vermelha,
Indiano: Sementes de cominho, sementes de coentro, flocos de pimenta,
Herbes de Provence:  Folhas de louro, tomilho, erva-doce, alecrim, orégano, segurelha, estragão, hortelã, manjerona, manjericão e flores de lavanda.

Outra sugestão é usar os temperos da Cuesta Sabores para preparar os seus azeites. Os temperos FRENCH, ITALIAN e GREEK são excelentes mixes de ervas aromáticas para ser usados no preparo dos azeites. O Pesto TOMATO é perfeito para usar em massas e muitos pratos italianos.

Seja criativo(a) e divirta-se com isso. Compartilhe esses sabores deliciosos com seus amigos e familiares e crie uma comida fabulosa e inesquecível.

Onde usar os azeites?

Quando misturamos os sabores e aromas de ervas aromáticos e especiarias em azeites, estamos criando uma nova e saudável opção que capta a essência do Mediterrâneo. Suas saladas, peixes, carnes e massas terão um toque muito especial.

Cada tipo de prato ganha outra roupagem de sabor e aroma, por exemplo, use azeites com predominância de ervas como o manjericão para saladas, erva-doce para peixes ou de orégano para cordeiro.
Uma receita básica e prática

Essa é uma receita clássica de azeite flavorizado para múltiplos usos. Escolha um dos métodos acima e prepare já o seu.

Azeite do Mediterrâneo
10 g de alecrim seco
10 g de tomilho seco
10 g de orégano seco
10 g de manjericão seco
1 colher de chá de sal
½ litro de azeite

Se você quer uma opção menos elaborada, use qualquer um dos nossos 21 sabores de temperos, simplesmente adicionando azeite e servindo como entrada com torradas ou pães. Se você quer arrasar e impressionar seus convidados, misture um pouco de azeite a cada um dos nossos sais gourmet: CELERY SALT, SMOKED SALT e FUNGHI SALT.

Não tem erro, é sucesso na certa. 

Ozana Herrera

Cuesta Sabores

Nenhum comentário:

Postar um comentário