domingo, 6 de dezembro de 2015

Maneiras de preparar salmão: alguns métodos

Quando perfeitamente preparado o salmão é um peixe úmido, saboroso e suculento. Quando ele é cozido demais resseca e perde o sabor. 

Para cozinha-lo perfeitamente, é necessário retira-lo da fonte de calor antes que ele aparente totalmente cozido, ainda quando a parte central estiver translúcida. Se você retira-lo quando parecer cozido, vai ficar seco quando chegar à mesa. Veja a imagem.

Depois de 6 a 8 minutos de cozimento, verifique se o peixe está pronto. Use uma faca afiada para examinar a parte mais espessa. Se sua carne externa se apresenta em forma de lâminas mas ainda apresenta translucidez no centro ele está pronto. 



Frigideira

A forma mais rápida de preparar o salmão é usar uma boa frigideira bem grossa e frita-lo em um fio de azeite. É rápido e fácil, leva apenas de 6-8 minutos.

Adicione uma bela salada ou verduras e um pouco de arroz e você tem uma excelente refeição. Eu prezo sempre o caminho mais simples. 

Com ingredientes de alta qualidade como os temperos, sais e molhos da Cuesta Sabores, tudo o que você realmente precisa é um pouco de azeite de oliva para torna-lo delicioso.

  1. Pré-aqueça a frigideira em fogo médio-alto.
  2. Lave e seque os filés. Esfregue o azeite, temperos e sais.
  3. Quando a frigideira estiver quente, adicione um fio azeite.
  4. Coloque o salmão com a pele para baixo e deixe cozinhar por 3 minutos.
  5. Vire e reduza o fogo. Controle o calor. As especiarias e ervas podem queimar no fogo alto.
  6. Mantenha por 2 ou 3 minutos, virando e controlando o calor.


Grelha elétrica
 
Preparar a grelha: A temperatura ideal para grelhar salmão é a média-alta. Certifique-se que que a grelha está quente antes de iniciar. Comece passando azeite na grelha

Grelhar o salmão: Tempere os filés. Coloque o lado da pele do salmão em contato com a grelha. Não é necessário virar. O tempo de cozimento depende da grossura do filé. Para cada 3 cm deixe 8 minutos na grelha. Não tem erro.

A pele vai ficar grudada na grelha. Remova-a com uma espátula. Ela é muito crocante, saborosa e repleta de Omega-3.

Assar em forno convencional

Talvez essa seja a maneira mais saudável de preparar um peixe. Usa-se calor a seco e o mínimo de azeite, somente o necessário para deixar a carne no ponto certo. 

Forre uma assadeira com papel alumínio ou papel manteiga. Passe os temperos, sal junto com o azeite em todos os filés (ou um pincel culinário para espalhar um pouco de manteiga derretida) e asse em fogo baixo por bastante tempo. 

O tempo de assar é aproximadamente 10-12 minutos para cada 3 cm de espessura do filé.



Escaldar


Um jeito simples de preparar o salmão é escaldando. Escolha um líquido para escaldar o seu peixe: água, vinho ou caldo de peixe. 

Numa panela grande adicione o líquido que você escolheu, o tempero, como sal, pimenta, erva aromática, especiarias, etc e deixe ferver em fogo brando por 8 minutos. 

Coloque o salmão até ele ficar completamente opaco (cerca de 5 minutos). Remova-o e sirva.


Seja qual for o método que você escolher, use sempre um produto Cuesta Sabores para temperar ou complementar a sua receita. São produtos de alta qualidade delineados para levar saúde e sabor a todos os pratos.

Ozana Herrera



Nenhum comentário:

Postar um comentário